São Caetano inaugura moderna Central de Material e Esterilização para melhorar segurança de pacientes e médicos.

A saúde de São Caetano do Sul ganhou nesta segunda-feira (27/11) uma moderna Central de Material e Esterilização (CME). A unidade foi reformada e ampliada, recebendo equipamentos de última geração que vão proporcionar maior segurança no processo de limpeza e esterilização, tanto para pacientes quanto para médicos.

O investimento na obra foi de R$ 704 mil, com uma emenda de R$ 480 mil do deputado estadual Thiago Auricchio. A CME agora conta com uma estrutura mais ampla e adequada, distribuída em três estações de trabalho: área de desinfecção, área de esterilização e arsenal cirúrgico, ocupando um espaço de 168 m².

Segundo o prefeito José Auricchio Júnior, a ampliação e modernização da Central de Material e Esterilização era fundamental para atender à demanda com qualidade. Antes da reforma, a unidade tinha capacidade para realizar o processamento de 69 mil ciclos entre desinfecção e esterilização de baixa temperatura. Com a ampliação do espaço e aquisição de novos equipamentos, essa demanda será aumentada em 91%, atingindo 132 mil ciclos e absorvendo a esterilização de toda a rede.

A estrutura agora conta com áreas isoladas para evitar contaminação, além de lavadoras termodesinfectadoras, lavadoras ultrassônicas e autoclaves de alta e baixa temperatura. A secretária de Saúde, Regina Maura Zetone, ressaltou que as lavadoras e autoclaves funcionarão por sistema de osmose reversa, processo que garante a esterilização mais eficaz.

Outra inovação na CME foi a implementação do código datamatrix para identificação de todo o instrumental cirúrgico, proporcionando rastreamento e gestão de materiais. Além disso, o novo espaço possibilitou a alteração dos fluxos do serviço, fazendo o instrumental descer do Centro Cirúrgico direto para a área de desinfecção, garantindo melhor controle de infecções.

O novo espaço também conta com vestiários de barreira, tanto na área de desinfecção quanto na área de preparo e esterilização, garantindo o sucesso nos processos e controle de infecções. Em resumo, a modernização da Central de Material e Esterilização representa um avanço significativo para a saúde de São Caetano do Sul, garantindo maior segurança e eficiência nos processos de limpeza e esterilização.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo