Registros de estupro e furto atingem maior valor da série histórica em São Paulo durante gestão de Tarcísio de Freitas.

Registros de estupro e furto atingem recorde em São Paulo

Os registros de estupro e furto no estado de São Paulo alcançaram o maior valor da série histórica nos primeiros dez meses do ano, durante a gestão do secretário de Segurança Pública, Tarcísio de Freitas. De acordo com os dados publicados pela SSP (Secretaria da Segurança Pública) em seu portal, os casos de estupro apresentaram um aumento de 8% em relação ao mesmo período do ano anterior, passando de 11.140 para 12.070. Em comparação com 2019, ano pré-pandemia, houve um crescimento de 16%, com 10.368 registros. Na cidade de São Paulo, especificamente, os números também aumentaram, passando de 2.265 para 2.524 casos em 2023.

Segundo a pasta, uma das possíveis explicações para o aumento nos registros de estupro nos últimos anos pode estar relacionada à conscientização das vítimas que passaram a denunciar seus agressores, bem como a uma maior confiança das vítimas e responsáveis no sistema de segurança. A SSP também destacou que grande parte das vítimas é formada por crianças e adolescentes vulneráveis, e os casos geralmente ocorrem em contexto privado, praticados por pessoas conhecidas.

Além dos estupros, os registros de furto também atingiram um recorde, com um aumento de 3% em relação ao ano anterior. Foram registradas 481.800 ocorrências de furto no estado, sendo 208.700 delas somente na capital. Em resposta aos números alarmantes, a Secretaria da Segurança Pública declarou que está trabalhando para combater a criminalidade em todo o estado e que as polícias realizam diversas ações com o objetivo de combater os crimes patrimoniais. A pasta ressaltou ainda que, de janeiro a outubro, 157.153 suspeitos foram presos e apreendidos, representando um aumento de 5,4% em relação ao mesmo período do ano anterior.

A Secretaria da Segurança Pública também informou que está buscando soluções junto ao Poder Judiciário para reduzir a reincidência criminal nos casos de furtos, incluindo a parceria com o Tribunal de Justiça de São Paulo para que criminosos soltos nas audiências de custódia passem a fazer uso de tornozeleira eletrônica. A preocupação com a segurança pública no estado de São Paulo é evidente, e as autoridades estão intensificando os esforços para combater a crescente criminalidade em diversas frentes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo