Enel divulga dados sobre apagão elétrico que afetou 556 mil imóveis no ABC; prefeitos cobram soluções da concessionária

Na última segunda-feira (27/11), o Consórcio Intermunicipal Grande ABC realizou uma reunião ordinária na sede do consórcio em Santo André, que teve como pauta a cobrança de informações à Enel, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica, sobre o apagão ocorrido na região a partir do dia 3 de novembro. Segundo a empresa, o incidente afetou 556 mil imóveis nas cidades do ABC.

O Consórcio ABC, através do Grupo de Trabalho (GT) Procon Regional, reuniu os Procons dos municípios consorciados para solicitar esclarecimentos da concessionária sobre o número de clientes prejudicados e qual o plano de contingência para futuros episódios semelhantes. A cidade que contabilizou o maior número de imóveis afetados pela falha no sistema elétrico foi Santo André, seguida por São Bernardo, Diadema, Mauá, São Caetano, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

A Enel informou que dispõe de um procedimento operacional intitulado “Manual de Atendimento para Eventos Severos” para orientar as ações durante eventos que envolvam o sistema elétrico e oferecer suporte operacional às ações a serem tomadas pelo Centro de Controle. A concessionária também destacou que aproximadamente 8 milhões de clientes foram afetados por falta de fornecimento de energia em toda a área de concessão após a tempestade de 3 de novembro. As informações fornecidas pela Enel estão sob análise dos técnicos do Consórcio ABC, que deverão decidir nos próximos dias quais medidas cabíveis serão tomadas em relação à concessionária de energia elétrica.

Além da questão energética, a reunião também incluiu apresentação sobre os projetos de mobilidade urbana protocolados neste mês pelo Consórcio ABC. O pleito totaliza R$ 218 milhões para os municípios consorciados, com base no Plano de Mobilidade Regional do Grande ABC, elaborado pela entidade regional em 2013 e atualizado pelo GT Mobilidade Urbana. O Consórcio pleiteia recursos para a elaboração de projetos com impacto regional, como corredores de ônibus e construção de mini terminais de integração de transporte coletivo nos municípios.

A reunião também teve uma apresentação dos Correios sobre os principais serviços voltados para prefeituras e consórcios públicos. Pedro Henrique de Oliveira, consultor comercial da empresa, detalhou as ações dos Correios e atendeu a demandas dos prefeitos presentes no encontro.

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