Lei Paulo Gustavo: São Bernardo tem 820 projetos inscritos para repasse de R$6,1 milhões na área cultural.

Produtores culturais de São Bernardo do Campo são responsáveis por 820 dos 2.282 projetos culturais que se inscreveram para receber repasse financeiro da Lei Paulo Gustavo no ABC. O valor total disponibilizado para viabilizar a cultura na cidade soma R$ 6,1 milhões. Entre os projetos inscritos à espera de recursos estão festivais de música, website sobre músicos regionais e filme sobre a importância do skate na cidade.

O Festival Vesúvio, idealizado por Isabela Mesquita e mais 10 organizadores desde 2020, é um dos projetos aguardando o auxílio da Lei Paulo Gustavo. O festival envolve shows de bandas autorais da região, exposições de artistas locais, feira de economia criativa e exibição de curtas independentes. Mesquita destaca a importância de receber a remuneração de todos os funcionários e atrações com a ajuda da Lei Paulo Gustavo para buscar visibilidade para todos os artistas envolvidos.

Isabela Mesquita acredita no potencial do Festival Vesúvio e aguarda com confiança a seleção para receber a ajuda financeira. A jovem ressalta que muitas pessoas participam de editais para recuperar o que foi perdido durante a pandemia, mas acredita que seu projeto proporcionou momentos e conexões incríveis, o que permite que tenha confiança em sua proposta.

Outro projeto aguardando o repasse da Lei Paulo Gustavo é a websérie “Todos Os Cantos”, idealizada por Felipe Ferreira Buonanotte. Lançada em 2021, a série conta com seis episódios filmados em espaços públicos de São Bernardo, cada um com bandas, cantores e rappers com raízes na cidade. Buonanotte destaca a necessidade de explorar a riqueza cultural e artística da cidade, o que os levou a criar a plataforma para valorizar e tornar-se uma vitrine para os talentos locais.

Nessa temporada, inscrita para receber o repasse da Lei Paulo Gustavo, a websérie mergulha mais fundo em seu compromisso com a representatividade e traz exclusivamente artistas negros, femininos e transgêneros que têm relação afetiva com a cidade. Os episódios da nova temporada serão lançados em dois formatos, um com legenda em português com opção de ativar e desativar, e outro com legendagem descritiva em libras específicas para apresentações musicais.

Além disso, o documentário “Aconteceu em Bernô”, proposto por Evandro de Almeida e a produtora Inova com Cultura, conta a história da construção da famosa pista de skate da cidade e como ela influenciou na identidade cultural de São Bernardo. O projeto destaca a importância do skate em um período em que a prática desse esporte era mal vista pela sociedade.

Todos os envolvidos nos projetos têm muita esperança de que serão contemplados pelo repasse financeiro, o que possibilitará mostrar um lado diferente da cidade e contribuir para a geração de emprego e renda. O auxílio da Lei Paulo Gustavo é essencial para a produção desses projetos, mas a confiança na qualidade e impacto cultural de cada proposta é o que mantém a esperança viva.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo