Trem de Natal percorrerá mais de 50 localidades de São Paulo com locomotivas e vagões decorados e a presença do Papai Noel

O projeto do Trem de Natal deste ano envolve duas concessionárias de ferrovias, uma associação de preservação ferroviária e a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), e percorrerá mais de 50 localidades de São Paulo. A primeira viagem está programada para o próximo sábado (2), e o trem com decoração natalina vai operar até o dia 21, passando por municípios do interior e do litoral paulista, além de antigas e atuais estações ferroviárias.

O Trem de Natal é composto por locomotivas e vagões decorados e conta com a presença do Papai Noel e seus duendes, que percorrerão mais de 800 quilômetros de ferrovias passando por cidades como Araraquara, São José do Rio Preto, Americana, Campinas, Rio Claro, Cubatão e Santos. Para celebrar o fim de ano, as composições utilizadas ganharam cerca de 3.000 metros de fitas LED branca.

A primeira viagem partirá de Santa Fé do Sul, às 19h do dia 2, e passará por Santa Fé do Sul, Três Fronteiras, Santana da Ponte Pensa, Santa Salete, Urânia e Jales. O roteiro inclui antigas e atuais estações ferroviárias de São Paulo. No dia seguinte, a composição percorrerá o trecho entre Jales e Votuporanga, no mesmo horário, passando por Estrela D’Oeste, Fernandópolis, Meridiano e Valentim Gentil.

O projeto é desenvolvido pela concessionária de ferrovias Rumo em parceria com MRS Logística, pela ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária) e pela CPTM. Serão utilizadas duas locomotivas, uma pertencente à Rumo e outra de propriedade da ABPF. Fabricada em 1978, a locomotiva da associação de preservação já pertenceu a empresas da Austrália, dos Estados Unidos e do Brasil e foi levada para Araraquara (a 273 km de São Paulo) para formar a composição do Trem de Natal deste ano.

A ABPF comprou a locomotiva diesel-elétrica num leilão em 2019 e a restaurou. A transferência para Araraquara dela e de outros dois carros, um deles salão-bar, foi feita no último dia 14.

As empresas e associações participantes do projeto elaboraram um guia de segurança para que as crianças e adultos acompanhem a passagem do trem em seus municípios, que incluem manter a distância mínima de 15 m da linha férrea e não subir em locomotivas ou vagões, mesmo que estejam parados. Além da operação do trem especial nas cidades, a programação inclui apresentações culturais, como a do saxofonista Derico. As apresentações do saxofonista estão marcadas para municípios que forem o destino final das viagens.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo