Preocupação com desoneração da folha de pagamentos e volatilidade do dólar marcam o mercado nesta sexta-feira

Na manhã desta sexta-feira, 24, o dólar opera em baixa no mercado à vista, influenciado pelo cenário externo. Em contraponto, os juros futuros operam em alta, acompanhando o avanço dos rendimentos dos Treasuries na volta do feriado nos Estados Unidos. Além disso, a divulgação do veto integral do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao projeto de lei que prorroga a vigência da política de desoneração da folha de pagamentos de 17 setores econômicos também colabora para esse movimento.

Os investidores estão atentos ao pronunciamento do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que visa esclarecer o veto integral à desoneração. Haddad reiterou que a desoneração da folha de pagamentos no formato atual é inconstitucional e que o governo tem obrigação e autorização constitucional para rever benefícios fiscais. Além disso, ressaltou que após a conferência sobre as mudanças climáticas, apresentará medidas específicas para determinados setores ao presidente Lula da Silva, e que o governo também levará propostas ao Congresso para pacificar a questão da desoneração da folha.

A decisão do presidente Lula de vetar a desoneração da folha de pagamentos é vista como positiva do ponto de vista fiscal, porém incerta do ponto de vista político, de acordo com a LCA em nota divulgada a clientes. A consultoria destaca que existe a possibilidade de ser derrubada pelo Congresso.

Por outro lado, no mercado externo, o dólar recua ante outros pares rivais e está sem direção única frente às divisas emergentes e ligadas a commodities na volta do feriado em Nova York. Neste contexto, o peso mexicano ampliou levemente sua valorização frente ao dólar, após a publicação do Produto Interno Bruto (PIB) do México, com alta de 1,1% no terceiro trimestre ante o anterior.

Às 9h36, o dólar à vista caía 0,15%, a R$ 4,8996, enquanto o dólar para dezembro cedia 0,16%, a R$ 4,9020. A liquidez nos negócios pode ser reduzida, pois os mercados acionário e de Treasuries em Wall Street fecham mais cedo nesta sexta-feira.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo