Repórter São Paulo – SP – Brasil

Os enredos das escolas de samba do Grupo Especial de São Paulo para o Carnaval de 2024, divulgados após a apuração.

Os sambas-enredo das escolas de samba do Grupo Especial de São Paulo para o Carnaval de 2024 foram lançados nesta sexta-feira (24) nas plataformas digitais. Além dos sambas que vão embalar os desfiles da elite da folia paulistana, também estão no CD as obras das agremiações das outras duas divisões administradas pela Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo (Liga-SP): o Grupo de Acesso 1 e o Grupo de Acesso 2.

A capa do CD é tradicionalmente ocupada pela escola campeã do carnaval anterior. E, em 2023, foi a Mocidade Alegre quem levantou o caneco com o enredo “Yasuke”. Para vencer, a escola do bairro do Limão contou a saga do primeiro samurai negro da história e fez um paralelo trajetória dele com a dos jovens negros das periferias do Brasil. Na pista, a Mocidade afirmou “que todo preto pode ser o que quiser” e conquistou seu décimo primeiro título.

Mas quais enredos serão levados para o Anhembi em 2024? Confira abaixo a lista completa das escolas do Grupo Especial:

Mocidade Alegre
Na busca pelo décimo segundo caneco, a escola do bairro do Limão, na zona norte de São Paulo escolheu o enredo “Brasiléia Desvairada”, assinado pelo carnavalesco Jorge Silveira. A ideia é percorrer o Brasil através das viagens que o escritor modernista Mário de Andrade fez, rever a identidade do Brasil e celebrar a cultura popular brasileira.

Mancha Verde
A Mancha Verde, vice-campeã de 2023, aposta na agricultura para buscar o tricampeonato. Com o enredo “Do nosso solo para o mundo”, a escola da Barra Funda, na zona oeste da capital paulistana, promete retratar a relação do homem do campo com a sua terra, a agricultura familiar e sustentável e o combate à fome e à miséria no mundo.

Império de Casa Verde
Fafá de Belém é o enredo da tricampeã do carnaval paulistano Império de Casa Verde. A escola da zona norte de São Paulo cantará “Fafá, a Cabocla Mística em rituais da Floresta”, com a assinatura do carnavalesco Leandro Barboza.

Acadêmicos do Tatuapé
Bicampeão do carnaval paulistano, o Tatuapé vai levar pro Anhembi o enredo “Mata de São João — Uma joia da Bahia, símbolo de preservação! Entre cantos e tambores. Viva a Mata de São João!”. A escola da zona leste paulistana vai retratar a cidade de Mata de São João, na Bahia, mostrando a história, as manifestações culturais, a culinária e os costumes do município.

Dragões da Real
Em busca do seu primeiro título, a Dragões da Real terá o enredo “África — Uma constelação de reis e rainhas”. Com assinatura do multicampeão Jorge Freitas, a escola da Vila Anastácio, na zona oeste de São Paulo, promete apresentar narrativas de grandes reis e rainhas do continente africano.

Tom Maior
Com a assinatura do carnavalesco Flávio Campello, a Tom Maior desfilará em 2024 com o enredo “Aysú – uma história de amor”. A vermelho e amarelo vai em busca do título inédito cantando uma releitura da clássica história do amor entre Orfeu e Eurídice em uma versão indígena.

Independente Tricolor
A sétima colocada de 2023, Independente Tricolor, terá “Agojie, A Lâmina da liberdade!” como enredo. A agremiação da zona norte de São Paulo vai contar a história do exército de mulheres guerreiras que defenderam o reino de Daomé, na África. A escola promete fazer uma ponte entre as Agojies e as mulheres negras da atualidade, “que de identificam e se empoderam, lutando contra toda e qualquer dominação, externando seu ímpeto e empunhando sempre a lança da liberdade”.

Águia de Ouro
Oitava colocada de 2023, a Águia de Ouro vai contar a história do rádio no Brasil celebrando os 100 anos da primeira transmissão feita no país, que aconteceu no dia 7 de setembro de 2022. O desfile terminará com uma homenagem ao radialista Eli Corrêa.

Gaviões da Fiel
Os Gaviões da Fiel usaram um trecho do seu samba mais conhecido (“Coisa boa é para sempre”, de 1995) e criaram o enredo Vou Te Levar Pro Infitino”. A escola propõe uma viagem aos diferentes infinitos numa nave espacial comandada por arlequins e colombinas de outra dimensão.

Barroca Zona Sul
Também em busca do título inédito, a Barroca Zona Sul, que ficou com a décima colocação em 2023, escolheu homenagear seus 50 anos de história. Com o enredo “Nós nascemos e crescemos no meio de gente bamba. Por isso nós somos a Faculdade do Samba. 50 anos de Barroca Zona Sul”, a escola do bairro do Jabaquara promete mostrar a sua fundação, sua relação com a madrinha Mangueira, seus desfiles históricos na avenida Tiradentes e a retomada que a trouxe de volta ao Grupo Especial, onde está desde 2020.

Acadêmicos do Tucuruvi
Após ficar com a décima primeira colocação no Carnaval passado, a Tucuruvi escolheu o enredo “Ifá” para 2024. A escola promete contar a história dessa religião e filosofia que nasceu em Ilê Ifé, na Nigéria, e encontrou no Brasil a sua morada.

Rosas de Ouro
Tradicional escola da Freguesia do Ó, na zona norte de São Paulo, a Rosas de Ouro cantará o Parque Ibirapuera no carnaval de 2024. A agremiação contará novamente com o carnavalesco Paulo Menezes para desenvolver o enredo “IBIRA 70”, que promete falar da história e da importância do parque.

Vai-Vai
“Capítulo 4, Versículo 3 – Da Rua e do Povo, o Hip Hop: Um Manifesto Paulistano”, é o enredo da maior campeã do carnaval paulistano, o Vai-Vai. Em busca do décimo sexto título, a escola da Bela Vista mostrará a rua como espaço de disputa e de arte na cidade de São Paulo e celebrar´os 40 anos da cultura Hip Hop no Brasil.

Camisa Verde e Branco
Após 10 anos no Grupo de Acesso 1, volta ao Grupo Especial uma das escolas mais tradicionais de São Paulo: o Camisa Verde e Branco. Dona de nove títulos, a escola da Barra Funda prestará uma homenagem ao ex-jogador de futebol Adriano Imperador em 2024.

A ordem do Desfile das Campeãs só será conhecida após a apuração, que acontecerá no dia 13 de fevereiro.

Sair da versão mobile