Governo de Tarcísio de Freitas muda identidade visual da Polícia Militar em São Paulo.

O governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) promoveu uma mudança na identidade visual das viaturas da Polícia Militar de São Paulo. A nova roupagem foi apresentada durante a cerimônia de entrega de 120 novos veículos para os batalhões da capital paulista, realizada na última quarta-feira (22).

A pintura das viaturas, que antes eram predominantemente brancas com mosaicos estilizados formados por quadrados, agora apresenta uma tonalidade de cinza na traseira, com uma faixa vermelha que se estende desde o meio da porta lateral traseira até o para-choque dianteiro, formando uma onda. Já as motocicletas, que também eram brancas com desenhos do mapa de São Paulo nas cores vermelha, cinza e preta, tiveram sua pintura totalmente modificada para o tom de cinza, semelhante às viaturas da Rota (Rondas Ostensivas Tobias Aguiar).

A Polícia Militar justificou a mudança como forma de proporcionar maior visibilidade e facilitar a identificação dos veículos de patrulhamento preventivo e ostensivo, contribuindo para ampliar a sensação de segurança. A renovação da identidade visual será realizada de forma escalonada, conforme informado pela PM, mas o custo do projeto de revitalização não foi divulgado pelo governo.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública, a nova frota conta com 40 SUVs Trail Blazer, da General Motors, e 80 motocicletas BMW F 850 Premium. Vale destacar que a mudança na pintura das viaturas já havia sido antecipada em março, quando um teste com o Toyota Corolla Cross exibiu o novo grafismo, que mais tarde se tornaria parte de um estudo de viabilidade para a mudança no visual das viaturas.

A última alteração na identidade visual dos veículos da Polícia Militar ocorreu em 2019, durante a gestão do então governador João Doria, que substituiu a pintura com mapas vermelho, cinza e preto sobrepostos por um modelo com mais branco. Na época, Doria justificou a mudança com base em “modelos internacionais de sucesso”, ressaltando que a redução de elementos gráficos facilitaria a manutenção e substituição rápida dos veículos quando necessário.

Com a novidade, a Polícia Militar busca modernizar suas viaturas e garantir maior eficiência na identificação e patrulhamento, contribuindo para a segurança pública no estado de São Paulo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo