Taxa de desemprego em São Paulo cai e impulsiona resultado nacional, aponta IBGE

O Estado de São Paulo registrou no terceiro trimestre de 2023 uma queda significativa na taxa de desemprego, contribuindo para a retração nacional na taxa de desocupação. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e fazem parte do resultado trimestral da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua).

De acordo com o IBGE, a desocupação em São Paulo caiu de 7,8% para 7,1% do segundo para o terceiro trimestre, o que contribuiu para a queda na taxa nacional, de 8% para 7,7%. Além de São Paulo, apenas Maranhão e Acre registraram diminuição na taxa de desemprego, enquanto Roraima foi o único estado a ter um aumento. Todas as demais Unidades da Federação permaneceram estáveis.

Ao analisar por regiões, todas apresentaram uma tendência de redução no desemprego, mas o Sudeste foi o único a ter uma queda significativa do ponto de vista estatístico, de 7,9% para 7,5%.

O governador Tarcísio de Freitas destacou a importância do resultado positivo do mercado de trabalho em São Paulo, afirmando que a iniciativa privada sempre terá no estado o melhor ambiente de negócios do país para empreender e gerar riquezas que beneficiam toda a população.

Segundo a Fundação Seade, com base nos dados do Ministério do Trabalho e Emprego, São Paulo criou mais de 156 mil postos de emprego com carteira assinada no terceiro trimestre de 2023. O saldo das vagas, que deriva das admissões menos as demissões, foi distribuído entre os setores de serviços, comércio, indústria, construção e agricultura.

Na indústria, foram geradas posições como operador na linha de produção, com mais de 20 mil vagas; para a Agricultura, trabalho no cultivo de árvores frutíferas; em Serviços, postos para faxineiro e auxiliar de escritório; no Comércio, as vagas abertas foram para atendentes de lojas e mercados; e na Construção, para servente de obras.

O resultado positivo do mercado de trabalho em São Paulo é um sinal de recuperação econômica, demonstrando que a gestão no estado está no caminho certo ao promover o desenvolvimento e criar um ambiente favorável para gerar oportunidades de emprego.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo