De acordo com a proposta, a concessionária MetrôRio fechará um contrato com as empresas do consórcio (OEC e Carioca), que iniciaram as intervenções em 2015, com a anuência do Estado. O investimento necessário para a conclusão das obras está estimado em R$ 600 milhões e, em contrapartida, a concessionária permanecerá à frente da operação do transporte por mais dez anos.
A previsão é de que as obras sejam concluídas em 36 meses após a aprovação do projeto. Além disso, uma exigência do governo é que o valor da tarifa da Linha 4 seja mantido igual às das Linhas 1 e 2. Segundo o governo do estado do Rio, a solução proposta é resultado de um grupo de trabalho formado pela Setram, RioTrilhos, Procuradoria Geral do Estado e MetrôRio, que analisou a viabilidade jurídica, econômica e técnica da retomada das obras.
No entanto, a proposta ainda precisa da aprovação dos órgãos de controle: Tribunal de Contas do Estado e Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. O governador, Cláudio Castro, comemorou o avanço, considerando a retomada da obra um grande passo para os desafios da mobilidade urbana da cidade do Rio.
A assinatura desse memorando representa um passo importante em direção à conclusão das obras da estação de metrô da Gávea, que trará benefícios significativos para a população do Rio de Janeiro. A retomada dessas obras demonstra o compromisso do estado em superar os desafios da mobilidade urbana e em melhorar a infraestrutura de transporte público na cidade. A conclusão da Linha 4 trará um impacto positivo na vida dos cariocas, facilitando o deslocamento e contribuindo para a melhoria da mobilidade na região.