Secretaria da Saúde promove mutirões de cirurgias eletivas em todas as regiões do estado de São Paulo para reduzir as filas de espera.

Segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde, mais de 240.000 cirurgias eletivas foram realizadas em São Paulo no ano de 2023. Isso representa um terço do total de procedimentos cirúrgicos eletivos realizados no estado, que ultrapassa a marca de 746.000.

Esse grande número de cirurgias é resultado dos mutirões promovidos pela Secretaria, que têm como objetivo reduzir as filas de espera e oferecer um atendimento mais ágil e eficiente à população. O secretário da Saúde, Eleuses Paiva, afirmou que o governador Tarcísio tem como meta aumentar o acesso das pessoas ao sistema público de saúde, otimizando recursos e melhorando a qualidade dos serviços oferecidos.

Para dar continuidade a esse trabalho, estão previstos investimentos de R$ 875 milhões em ampliação do acesso ao tratamento de pacientes oncológicos, mutirões de cirurgias eletivas e mutirões de cardiologia. Esses recursos representam mais do que o dobro dos investimentos projetados para o ano.

O Plano de Redução de Filas contempla 54 procedimentos eletivos de alta e média complexidade, incluindo cirurgias oftalmológicas, remoções de vesícula biliar, vasectomias, cirurgias de hérnia inguinal, tratamentos de varizes e laqueaduras. A realização frequente de cirurgias oftalmológicas, como capsulotomias e fotocoagulações a laser, destaca a importância desse tipo de intervenção na saúde pública.

Com o objetivo de atender a uma variedade de especialidades e reduzir ainda mais as filas de espera, novos mutirões de cirurgias eletivas serão lançados em São Paulo, abrangendo todas as regiões do estado. Essa iniciativa busca tornar o sistema de saúde mais acessível e eficaz para todos os cidadãos paulistas.

Com esses esforços, a Secretaria de Estado da Saúde reafirma seu compromisso em proporcionar um atendimento de qualidade e melhorar a vida da população de São Paulo. A realização de mutirões e o aumento no número de cirurgias eletivas são passos importantes para garantir a saúde e o bem-estar de todos os cidadãos do estado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo