De acordo com o levantamento, o saque de dinheiro em caixas eletrônicos é uma das principais operações realizadas cotidianamente por 54% dos pesquisados. Esse número representa um crescimento de 12 pontos percentuais em comparação com a pesquisa realizada em agosto do ano passado. A pesquisa foi realizada entre 25 de setembro e 6 de outubro de 2023, de forma online e com abrangência nacional, entrevistando 1.519 pessoas de todas as classes econômicas.
Além do saque, outras operações bancárias também são realizadas com frequência pelos brasileiros conectados à internet, como pagamento de contas (69% dos entrevistados), recebimento de dinheiro (67%), consulta de saldo e extrato (60%) e compra no cartão de crédito (50%). Menos da metade realiza recarga de celular (41%) e depósitos (42%).
A pesquisa também revelou que, das pessoas conectadas à internet que possuem alguma fonte de renda, dois em cada dez costumam receber a remuneração em dinheiro, principalmente nas classes C, D e E. Outro dado curioso é que, mesmo com o avanço das transações digitais, o dinheiro ainda é a principal forma de pagamento no dia a dia para 29% dos brasileiros.
Quando questionados sobre o motivo de preferirem o dinheiro como meio de pagamento, as principais respostas foram: existência de lugares que só aceitam dinheiro (22%), costume em pagar em dinheiro (15%), controle dos gastos (10%) e a possibilidade de obter descontos (13%). A preocupação com a segurança, em relação ao roubo do cartão e a clonagem, aparece em último na lista de justificativas, com 4% dos entrevistados citando o medo de ter o cartão clonado e ficar sem dinheiro, bem como o medo de ser roubado e perder o cartão.
A pesquisa também apontou que 95% dos brasileiros conectados à internet possuem contas em bancos, sendo 67% em instituições com agências físicas e bancos digitais. Outros 14% possuem apenas contas em bancos virtuais, número que cresceu significativamente nos últimos anos.
Quanto às preocupações dos entrevistados em relação às transações digitais, 85% têm mais medo de ter o celular roubado do que a carteira. Além disso, 69% dos entrevistados relataram dificuldades em fazer transações devido à instabilidade da internet e 60% devido à falha de conexão com o banco.
Por fim, a pesquisa relevou algumas preocupações em relação à segurança das transações digitais, como o medo de ter o celular roubado e o dinheiro retirado da conta via transferência instantânea (65%), ter dados vazados na internet (64%), ser vítima de golpe ou fraude financeira que utilize a transferência instantânea (62%), ter o cartão de crédito clonado após uma compra online (61%), entre outras preocupações.