Campanha de autodeclaração racial atinge 5 mil escolas estaduais em São Paulo e mobiliza jovens na luta contra o racismo.

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) propôs uma iniciativa inovadora para promover a reflexão e o reconhecimento da identidade étnico-racial entre os alunos das escolas estaduais. A campanha de Autodeclaração das Escolas Estaduais busca envolver mais de 5 mil unidades de ensino, incentivando os estudantes maiores de 16 anos a se autodeclararem, enquanto os responsáveis devem fazer a declaração para os alunos menores de idade.

A proposta surgiu a partir de orientações técnicas promovidas pelo Centro de Inclusão Educacional (Cinc) em junho deste ano, para os interlocutores de Educação para as Relações Étnico-Raciais que atuam nas 91 Diretorias Regionais de Ensino do Estado. A diretora técnica do Centro de Inclusão Educacional, Pâmela Francelino, ressaltou a importância da campanha, não apenas para coletar dados mais precisos sobre a identidade étnico-racial dos alunos, mas também para promover uma discussão acerca do reconhecimento étnico-racial e a construção de um ambiente escolar mais inclusivo.

Desde então, as escolas estaduais receberam autonomia para desenvolver ações para letramento racial e promoção da autodeclaração de raça/cor. Em algumas escolas, como na capital, Osasco e Taquaritinga, as iniciativas envolveram até mesmo os grêmios estudantis, destacando a importância do envolvimento de toda a comunidade escolar nesse processo.

Uma das escolas que abraçou o projeto com entusiasmo foi a Escola Estadual Pedra Branca, onde os alunos gravaram vídeos informativos e mais de 1.000 estudantes já realizaram sua autodeclaração, representando mais de 79% de toda a escola. O estudante André Marquez, de 15 anos, ressaltou a importância da participação ativa dos alunos nesse processo, afirmando que a campanha permitiu que os estudantes se sentissem mais confiantes e criassem novos laços na comunidade escolar.

Além disso, a diretora técnica do Departamento de Modalidades Educacionais e Atendimento Especializado, Adriana dos Santos, enfatizou que a autodeclaração vai além de números e dados, representando um processo de construção identitária e pertencimento. A iniciativa reforça o compromisso da escola em acolher e valorizar a diversidade étnico-racial, permitindo que os estudantes se reconheçam e se identifiquem no ambiente escolar.

A expectativa é que a campanha de Autodeclaração das Escolas Estaduais promova uma reflexão sobre a identidade étnico-racial, contribuindo para a construção de um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor para todos os estudantes.

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