O prêmio, uma celebração da bibliodiversidade, contará com a presença dos vencedores em dezembro, em uma festa no Theatro Municipal de São Paulo. Na ocasião, o vencedor do Livro do Ano terá direito a um prêmio de R$ 70 mil e passagens e estadia para participar da Feira do Livro de Frankfurt de 2024, na Alemanha, um dos eventos literários mais importantes do mundo. A presidente da CBL, Sevani Matos, comemorou a proximidade da grande festa do livro.
Uma novidade deste ano é a categoria Escritor Estreante, destinada aos autores que tenham publicado sua primeira obra em língua portuguesa no Brasil em 2022. O livro deve ser de romance de entretenimento ou romance literário. Em 2022, o Livro do Ano foi “Também Guardamos Pedras Aqui”, escrito por Luiza Romão e publicado pela editora Nós.
Porém, a premiação enfrentou controvérsias recentes. No último dia 10 de novembro, a organização do prêmio excluiu o livro “Frankenstein” da categoria Ilustração, pois a obra tinha sido integralmente ilustrada por inteligência artificial (IA), não prevista no regulamento da premiação.
O Prêmio tem uma homenagem à cultura popular brasileira e seu nome, Jabuti, foi escolhido para valorizar a fauna nacional. Esta escolha também remonta a um personagem da literatura infantil de Monteiro Lobato.
Confira abaixo a lista de finalistas em algumas categorias:
– Artes (aborda o campo da arte): “Futuros em gestação: cidade, política e pandemia”, “Imagens marcantes da fotografia brasileira” e “Tomie”
– Biografia e Reportagem: “A vacina sem revolta” e “Escravidão: da independência do Brasil à Lei Áurea”
– Ciências (estudo de um determinado aspecto da realidade, como a natureza): “Covid-19: desafios para a organização e repercussões nos sistemas e serviços de saúde”
– Romance (é um gênero literário muito presente no Brasil) “A vida e as mortes de Severino Olho de Dendê” e “O luto da baleia”
– Poesia: “A água é uma máquina do tempo” e “Alma corsária”
O Prêmio Jabuti é um evento essencial na celebração da cultura e literatura brasileira, bem como na difusão e valorização das obras literárias do país.