Locomotiva diesel-elétrica de 1978 reforça acervo do Trem de Natal em Araraquara e aumenta diversidade do comboio

No último dia 14, a locomotiva diesel-elétrica GE 9380, fabricada em 1978 e que já pertenceu a empresas da Austrália, Estados Unidos e Brasil, foi levada para Araraquara, a 273 km de São Paulo, para integrar o Trem de Natal deste ano. Pertencente à Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), a locomotiva foi adquirida em um leilão em 2019.

Além da locomotiva, outros dois carros também foram levados para compor o trem, um deles sendo um salão-bar. A programação do Trem de Natal está sendo definida pela ABPF e pelas concessionárias que administram as ferrovias no interior de São Paulo. As viagens estão previstas para ocorrerem no mês de dezembro, com origem em Santa Fé do Sul.

A locomotiva 9380 foi colocada à venda em um leilão quatro anos atrás e foi adquirida pela regional do sul de Minas Gerais da ABPF por R$ 150 mil. Três unidades foram fabricadas para a Hamersley Iron Railroad, da Austrália, e utilizadas até 1997, quando foram substituídas por máquinas mais modernas. Em seguida, as três foram para os Estados Unidos, uma delas foi vendida para a Minnesota Commercial Railroad, enquanto as outras duas foram compradas pela brasileira Fiagril e utilizadas no trecho concedido à Brasil Ferrovias e depois à ALL (América Latina Logística), que atualmente é a Rumo Logística.

A locomotiva foi utilizada até 2018, enquanto a 9381 também veio para o Brasil e foi transferida para a MRS Logística em 2007, onde segue em atividade. A terceira unidade foi retirada de circulação e está guardada em um pátio, aguardando um destino.

Além da locomotiva, uma automotriz da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e a locomotiva 7770, que foi doada pela companhia para o Instituto Memória Ferroviária (IMF) de Rio Claro, também seguiram no comboio. A locomotiva 7770, produzida na Alemanha em 1967, pertenceu à Companhia Paulista de Estradas de Ferro e foi utilizada até três anos atrás, quando foi transferida para o IMF.

Com a inclusão da locomotiva diesel-elétrica GE 9380, o acervo do Trem de Natal deste ano foi enriquecido e promete proporcionar uma experiência única para os passageiros ao longo de suas viagens em dezembro. A preservação ferroviária ganha destaque com a recuperação e inclusão de locomotivas e carros históricos em eventos como esse.

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