Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas aprova realização de audiências públicas sobre mercado de carbono e reciclagem.

Na tarde desta terça-feira (21), a Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas (CMMC) aprovou a realização de duas audiências públicas que prometem trazer importantes discussões sobre a neutralização de gases do efeito estufa e a reciclagem como forma de mitigação desses gases.

A primeira audiência, marcada para a próxima terça-feira (28), será focada na importância do mercado de carbono regulado como estratégia para a neutralização de gases do efeito estufa. A deputada Flávia Morais (PDT-GO) foi a autora do requerimento (REQ 3/2023) e destacou a intenção de promover o protagonismo do Brasil nesse tema relevante, buscando trocar experiências e lições aprendidas.

A segunda audiência, que ainda não tem data marcada, abordará a reciclagem em ações integradas de adaptação urbana e mitigação aos gases de efeito estufa. Novamente, a deputada Flávia Morais foi a autora do requerimento (REQ 2/2023) e ressaltou a capacidade da reciclagem de resíduos sólidos em promover ações integradas de adaptação urbana e mitigação dos efeitos dos gases de efeito estufa.

A deputada Socorro Neri (PP-AC), responsável pela condução da reunião, elogiou a iniciativa das audiências e destacou a importância do mercado de carbono, que será um dos temas em destaque na 28ª Conferência de Mudanças Climáticas da ONU (COP-28).

A CMMC, uma comissão permanente do Congresso Nacional, é composta por 12 senadores e 12 deputados, cada um com um número igual de suplentes. O colegiado é presidido pelo senador Humberto Costa (PT-PE), que tem como objetivo promover discussões e ações relacionadas às mudanças climáticas.

Essas audiências públicas prometem trazer à tona importantes debates e reflexões sobre a forma como o Brasil pode atuar de maneira mais efetiva na neutralização e mitigação dos gases do efeito estufa, além de incentivar ações integradas de adaptação urbana. Acompanharemos de perto os desdobramentos dessas reuniões e suas possíveis contribuições para as políticas climáticas do país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo