Nesta segunda-feira (20), a Defesa Civil estadual emitiu um boletim alertando sobre a instabilidade climática que se inicia a partir desta terça-feira (21). Apesar de previsões de chuvas fracas para o leste do estado nesta segunda-feira, a combinação de calor e umidade a partir de terça-feira favorece a ocorrência de temporais isolados, especialmente na divisa com o Rio Grande do Sul.
Ainda que o solo esteja encharcado e instável, os técnicos da Defesa Civil consideram baixo o risco de ocorrências decorrentes das chuvas previstas para terça-feira. Contudo, entre quarta-feira (22) e quinta-feira (23), uma nova frente fria poderá causar temporais, alagamentos, deslizamentos, enxurradas, destelhamentos e danos à rede elétrica.
A população das regiões do Grande Oeste, Vale do Itajaí e Planalto Sul deve estar especialmente atenta, uma vez que o órgão considera muito alto o perigo de alagamentos e enxurradas nessas áreas. Os níveis dos rios estão elevados e o solo encharcado, aumentando o risco de inundações.
Além disso, a abertura das comportas da Barragem Oeste, em Taió, foi autorizada pela Defesa Civil para reduzir o volume d´água escoado pelo vertedor e o nível do reservatório. Onze prefeituras já decretaram estado de calamidade pública devido aos danos causados pelos fenômenos climáticos, e ao menos 5.858 pessoas foram obrigadas a deixar suas residências em busca de abrigos públicos ou institucionais.
Infelizmente, as tragédias causadas pela chuva já resultaram em três mortes no estado. Duas idosas morreram em Taió, após o carro em que estavam afundar em uma área alagada, e um homem faleceu eletrocutado em Palmitos, no oeste catarinense.
É fundamental que a população de Santa Catarina esteja vigilante e tome as precauções necessárias para garantir a segurança diante das próximas adversidades climáticas que o estado enfrentará nos próximos dias.