Frente fria origina tempestades e queda de temperatura no Sudeste, alerta especialista em meteorologia.

O avanço da frente fria que se formou no Sul do Brasil tem causado grande instabilidade e significativo volume de chuvas na região Sudeste nos últimos dias. As chuvas intensas, bem como a mudança brusca nas temperaturas, têm preocupado moradores e causado transtornos em diversas áreas atingidas.

De acordo com especialistas em meteorologia, a frente fria tem avançado principalmente em direção ao Estado de São Paulo, aumentando as chances de chuvas intensas e fortes ventanias entre os dias 23 e 26 de novembro. A previsão é de que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emita alertas e avisos sobre tempestades no Estado durante esse período.

Durante o feriado prolongado, a Defesa Civil alertou para a possibilidade de rajadas de vento, que chegaram a atingir 87,8 km/h em Ourinhos, interior de São Paulo. Pelo menos 26 municípios foram afetados pelos temporais, ocasionando quedas de árvores, falta de energia e de água em algumas regiões.

Ainda de acordo com os especialistas, além da instabilidade causada pela frente fria, o interior do Brasil tem enfrentado chuvas associadas ao calor intenso e ao aumento da umidade na atmosfera. Esse padrão dos ventos em altos níveis tem contribuído para a formação de nuvens carregadas e potencial para chuvas e temporais isolados em diversas regiões do país.

A previsão para os próximos dias no Estado de São Paulo indica as temperaturas em gradativa elevação, com a possibilidade de chuvas fracas e isoladas em algumas regiões. As temperaturas devem variar entre 16°C e 30°C ao longo da semana, com o avanço da frente fria provocando novas instabilidades e grande potencial para chuvas intensas, descargas elétricas e rajadas de ventos entre quinta e sexta-feira.

Portanto, é importante que os moradores estejam atentos aos alertas e orientações da Defesa Civil e demais órgãos competentes, a fim de garantir a segurança e minimizar os impactos causados por essa instabilidade meteorológica. A previsão é de que as chuvas e as mudanças nas condições climáticas continuem impactando a região nos próximos dias, sendo fundamental monitorar as notícias e seguir as recomendações das autoridades.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo