Os bancos participantes da iniciativa vão aumentar os horários de atendimento de parte de suas agências nesse dia, de acordo com suas políticas internas, visando difundir o Desenrola e conquistar maior adesão de participantes. De acordo com o Ministério da Fazenda, a intenção também é permitir que haja mais disponibilidade de tempo para esses atendimentos, para que os usuários das instituições financeiras fiquem a par dos benefícios concedidos pelo governo federal.
O “Dia D – Mutirão Desenrola” é uma parceria com bancos privados e públicos, assim como outras entidades credoras participantes do programa. As equipes que atuam nos canais de comunicação e mídias digitais das instituições envolvidas passaram por treinamento para divulgar as informações necessárias sobre o programa ao público interessado, com o intuito de ampliar o alcance de inserções e postagens sobre o Desenrola.
Além disso, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participará de uma live com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na terça-feira, 21, para falar sobre os avanços e objetivos da iniciativa, bem como para divulgar as ações previstas para o Dia D do Desenrola.
A partir desta segunda-feira, 20, será possível renegociar dentro do Desenrola dívidas que tenham sido negativadas de 2019 a 2022, com valor atualizado inferior a R$ 20 mil. O programa também abrange dívidas bancárias, como cartão de crédito, e as contas atrasadas de outros setores, como energia, água e comércio varejista. Segundo o Ministério da Fazenda, o programa já atendeu cerca de 2,7 milhões de pessoas, num total de R$ 20 bilhões em dívidas renegociadas. Este é um passo importante para auxiliar os cidadãos que enfrentam dificuldades financeiras a regularizarem sua situação e recuperarem sua estabilidade financeira.