Fuvest divulga gabarito da primeira fase do vestibular, com abstenção de 8,68% e interdisciplinaridade na prova.

A Fuvest divulgou, na noite de domingo, o gabarito da primeira fase de seu vestibular, que dá acesso à Universidade de São Paulo (USP). A prova foi realizada na tarde do mesmo dia, e teve uma abstenção de 8,68%, segundo informações da Fundação Universitária para o Vestibular.

Diferentemente de anos anteriores, a prova não foi dividida em blocos de disciplinas, como destacaram professores de cursinhos preparatórios, como Vera Lúcia da Costa Antunes, coordenadora pedagógica do Objetivo. Para ela, o mais importante é que o aluno esteja preparado, independentemente do assunto da questão.

Outro ponto destacado por Antunes foi a interdisciplinaridade da prova, algo também notado por Ségio Paganim, diretor do Curso Anglo, que considerou a abrangência da prova compatível com anos anteriores. Ele pontuou que o nível de dificuldade se manteve alinhado ao de anos anteriores, com algumas novidades, como a inserção de questões de arte, uma menor quantidade de questões de química e uma prova de física um pouco mais fácil.

Já Gilberto Alvarez, diretor do Cursinho da Poli, considerou a prova direta e destacou uma coincidência interessante: uma das questões da prova da Fuvest tinha relação com o tema da redação do Enem deste ano, que tratava do trabalho do cuidado. Alvarez ressaltou a importância do tema e afirmou que a prova da Fuvest, muito provavelmente, foi elaborada até julho, o que reforça a relevância do assunto.

Portanto, a primeira fase da Fuvest ocorreu de acordo com as expectativas dos especialistas, mantendo um nível de dificuldade equilibrado e uma abordagem interdisciplinar. Agora, os candidatos aguardam a próxima fase do processo seletivo, em busca de uma vaga na renomada universidade paulista.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo