Com 2,7 mil marcas em exposição e 40 destinos internacionais, o Festuris atraiu grande público interessado em conhecer mais sobre o turismo tanto nacional como internacional. O objetivo da participação de São Paulo foi apresentar os destinos e produtos mais amigáveis, com foco na inclusão. O secretário da pasta, Roberto de Lucena, comentou: “O nosso objetivo é conversar diretamente com esse público e apresentar os nossos destinos e produtos mais amigáveis. O tema da inclusão tem transformado a atuação da Setur-SP”.
Durante o evento, o estande da Setur-SP recebeu a visita do ministro do Turismo, Celso Sabino, e do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, que elogiaram o esforço do governo paulista em divulgar o Estado como um local seguro, amigável e multicultural. O foco da divulgação foi nos 59 municípios classificados como amigáveis para viajantes idosos, LGBTQI, pessoas com deficiência e comunidades tradicionais.
Entre os municípios destacados, estão Ilhabela, que oferece experiências no mar em cadeiras anfíbias; Atibaia, com pousadas para o público LGBTQI; Jundiaí, com atrações formatadas para a terceira idade; e São Sebastião, com suas rotas caiçaras e atrações culturais. Além disso, o público que passou pelo estande teve contato com nove das regiões turísticas do estado de São Paulo.
O estande paulista também chamou a atenção do governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro, que visitou o espaço da Setur-SP e elogiou o Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) pelo trabalho voltado para o turismo. Segundo informações da organização do Festuris, o evento cresceu 23% em relação ao ano anterior e ocupou pela primeira vez os três pavilhões do Serra Park, totalizando 27 mil m² de área construída.
O sucesso do festival evidencia a importância do turismo para o desenvolvimento econômico, tanto a nível nacional quanto internacional. O secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, destacou o papel de Gramado como um importante ícone nacional quando se trata de Turismo.