Saiba o que abre e fecha durante o feriado da Consciência Negra em São Paulo

Na próxima segunda-feira, 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra será feriado em todo o território paulista pela primeira vez. A nova lei estadual, sancionada pelo governador Tarcísio de Freitas em setembro deste ano, oficializa o feriado em todo o estado de São Paulo. Na capital, a data já era celebrada desde 2007, graças à lei municipal 14.485, de 2007. Com a chegada do feriado, alguns serviços terão o horário de funcionamento alterado ao longo do fim de semana prolongado.

Os bancos não estarão abertos para atendimento presencial ao público na segunda-feira, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). No entanto, os clientes podem utilizar os canais digitais e remotos dos bancos, como sites e aplicativos, para realizar transferências e pagar contas nos dias em que as agências estiverem fechadas.

Artigos relacionados

As agências dos Correios também não terão expediente na segunda-feira, assim como as agências de atendimento presencial da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), os postos das unidades do Poupatempo e do Descomplica SP, as agências Ganhatempo em Barueri, Resolve Fácil em Itapevi e Rede Fácil em Guarulhos.

Além disso, o rodízio municipal de veículos estará suspenso para carros na segunda-feira, em razão da redução de circulação de veículos pela capital paulista. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) realizará a Operação Estrada durante o feriado prolongado do Dia da Consciência Negra, que começará na sexta-feira, 17, e se estenderá até segunda-feira.

Na área da saúde, as Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) e AMAs/Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Integradas funcionarão normalmente na segunda-feira, inclusive para vacinação contra a covid-19 e multivacinação. Os quatros hospitais veterinários públicos (norte, sul, leste e oeste) permanecerão fechados durante o feriado.

Ainda durante o feriado, a Fundação Pró-Sangue estará disponível para doações de sangue. Quem pretende visitar algum parque urbano ou participar de alguma programação cultural deve estar atento aos horários de funcionamento e à agenda de eventos disponível na Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado. O museu Afro Brasil Emanoel Araujo terá um festival de música e gastronomia africana, com entrada gratuita mediante doação de 1 kg de alimento não perecível.

Essas são algumas das alterações e programações especiais que ocorrerão ao longo do feriado prolongado do Dia da Consciência Negra em São Paulo. Aproveite o momento para descansar, se divertir e refletir sobre a importância da celebração desta data em todo o território brasileiro.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo