Durante o encontro, que contou com a presença de cerca de 30 prefeitos de diferentes regiões do estado, assim como secretários estaduais, gestores da Defesa Civil e diretores de concessionárias de energia, como a Enel, o governador alertou para a necessidade de precaução e segurança diante das condições climáticas adversas que se aproximam.
Seguindo as orientações do governador, a capital paulista cancelou os 55 eventos que estavam previstos para ocorrer ao ar livre a partir das 16h de sábado (18). Além disso, a situação será reavaliada no domingo (19) para possíveis novas medidas.
O governador também deixou a critério dos prefeitos a decisão de fechar ou não os parques públicos. Em entrevista à imprensa, o prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando (PSDB), confirmou que os parques municipais serão fechados a partir das 14h do sábado, com a possibilidade de reavaliação no domingo.
O prefeito ressaltou a importância de seguir as recomendações do governo estadual: “O governador pediu expressamente para que as festividades externas sejam canceladas nas prefeituras. Nós já fizemos isso em São Bernardo”.
Vale destacar que a Feira de Arte Preta, um evento que estava agendado para os próximos dias na cidade, também foi suspensa. Durante o evento, que seria realizado na próxima segunda-feira (20), estava programado um show do cantor Péricles.
Diante do cenário climático desafiador, é fundamental respeitar e acatar as orientações de segurança emanadas pelo governo estadual e locais. A prioridade é a proteção da população diante das condições climáticas adversas que estão previstas para os próximos dias. Até lá, é importante que todos estejam atentos e preparados para a possibilidade de fortes chuvas e ventos intensos.