O museu, que é parte do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), agora conta com um laboratório de conservação, uma reserva técnica e um salão multiuso para atividades educativas, palestras e seminários. A reabertura do espaço cultural acontece em uma semana significativa, em que se comemoram os 134 anos da Proclamação da República, episódio histórico do qual o militar, professor e estadista Benjamin Constant (1836-1891) foi um dos envolvidos.
Tombado pelo Patrimônio Histórico em 1958, o imóvel onde Benjamin Constant viveu até a morte foi aberto ao público como museu em outubro de 1982. A reabertura do museu também marca o retorno das visitas mediadas à casa histórica, que acontecerão a partir deste sábado. Além disso, uma nova mostra intitulada “Um Mapa para a República” será inaugurada, reunindo objetos relacionados à Carta Geral de 1822 sobre a história do primeiro mapa científico do país. O artista Fernando Viana, com ateliê no bairro de Santa Teresa, foi convidado a realizar uma intervenção no interior da antiga residência de Benjamin Constant com pinturas em seda, que contarão com a curadoria de Isabel Portella.
Localizado na Rua Monte Alegre, 255, o Museu Casa de Benjamin Constant terá horário especial no fim de semana de reabertura, dias 18 e 19 de novembro, abrindo das 10h às 17h. Este é um momento esperado não só pela população local, mas também por visitantes e turistas que terão a oportunidade de conhecer e apreciar a história e a cultura do Brasil por meio deste importante espaço de preservação e divulgação do patrimônio histórico e cultural.