Presidente da Enel afirma que 80 mil clientes em São Paulo estão sem energia devido a onda de calor e chuvas.

Na manhã desta quinta-feira (16), o presidente da Enel no Brasil, Nicolas Cotugno, anunciou que cerca de 80 mil clientes na região metropolitana de São Paulo estão sem energia elétrica. De acordo com o executivo, quase 200 mil consumidores foram afetados desde a noite de quarta-feira, 15 de novembro. Cotugno assegurou que o serviço será restabelecido até o final do dia e prometeu reforçar o quadro de funcionários para os próximos dias, que contam com previsão de altas temperaturas e fortes chuvas.

Durante depoimento na CPI da Enel na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), Cotugno informou que já houve uma redução de 70% na falta de energia, graças ao trabalho de 652 equipes mobilizadas, quatro vezes mais que o normal. Ele também anunciou que, para o fim de semana, com previsão de rajadas de vento de até 100 km/h, a Enel terá pelo menos 1.200 equipes nas ruas e 1.500 funcionários dispostos no serviço call center.

O presidente da Enel foi convocado para depor na CPI após uma entrevista à Folha de São Paulo, na qual declarou que o vento foi absurdo e não se tratava de uma desculpa. Contudo, durante seu depoimento, Cotugno pediu desculpas e esclareceu que foi mal interpretado, assegurando que a empresa sente a responsabilidade nos momentos normais, ainda mais em situações como essa.

Em meio aos episódios de falta de energia, a Enel afirmou que procurou melhorar a comunicação com as prefeituras e que a mobilização já mudou. Moradores de diversas regiões da cidade de São Paulo e de outras cidades estão sem energia elétrica desde a forte chuva que atingiu a região na noite de quarta-feira, acompanhada de rajadas de vento superiores a 70 km/h. A Defesa Civil registrou 180 ocorrências, incluindo danos em muros, casas, enchentes, quedas de árvores e desabamentos em municípios da região metropolitana de São Paulo e de outras cidades do estado.

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