Drogarias Coop se destacam na conscientização ambiental com coleta de medicamentos vencidos, ultrapassando 8 toneladas em 2023

A importância do descarte correto de medicamentos ganha destaque com dados alarmantes sobre os impactos negativos para o meio ambiente e para a saúde pública. Estudos comprovam que o descarte inadequado de remédios pode contaminar o solo e os recursos hídricos, além de contribuir para o desenvolvimento de superbactérias.

Nesse cenário preocupante, a conscientização da população sobre a necessidade de mudar o comportamento em relação ao descarte de medicamentos se torna fundamental. Neste contexto, as drogarias Coop, uma rede com 68 unidades no ABC, mostram que a mudança está em curso. A Coop foi pioneira ao instalar coletores de descarte correto de medicamentos em suas lojas.

Os resultados dessa iniciativa já são notáveis. Em 2022, as drogarias Coop impediram que 7.559 quilos de remédios vencidos e embalagens primárias fossem descartados de forma incorreta. E somente nos primeiros três trimestres de 2023, esse volume já ultrapassa 8 toneladas, representando um aumento de 48% em relação ao mesmo período do ano anterior.

A coordenadora de Responsabilidade Social e Comunicação Corporativa da Coop, Luciana Benteo, destaca que desde 2015 mais de 46 toneladas de medicamentos vencidos foram destinadas à usina de incineração. Ela ressalta o papel do programa Coop Faz Bem na conscientização das pessoas, na preservação ambiental e na sustentabilidade do planeta.

A iniciativa, que conta com mais de 1 milhão de cooperados ativos e 30 lojas de supermercado, sendo 23 no ABC, visa promover a conscientização e a mudança de hábitos em relação ao descarte de medicamentos. Os resultados positivos alcançados pela Coop demonstram que ações individuais e empresariais podem ter um impacto significativo na preservação ambiental e na saúde pública.

O engajamento da população e das empresas na correta destinação de medicamentos vencidos e embalagens contribui para a preservação do meio ambiente, evitando a contaminação do solo e da água, além de proteger a saúde de milhares de pessoas e animais. A iniciativa das drogarias Coop serve como exemplo e incentiva a adoção de medidas sustentáveis em prol do bem-estar coletivo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo