Tempestades e rajadas de vento intensas causam alerta para todo o estado de São Paulo neste fim de semana

A Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta na tarde desta quarta-feira (15) para tempestades e rajadas de vento intensas em todo o estado, previstas para ocorrer entre esta sexta-feira (17) e domingo (19). Segundo o comunicado, as rajadas de vento poderão atingir velocidades entre 60 km/h e 80 km/h, podendo chegar a 100 km/h antes ou durante as chuvas, com potencial para queda de árvores. Essas condições são resultantes do calor combinado com a umidade da Amazônia e a passagem de uma frente fria, que criarão condições para pancadas de chuva forte.

O alerta da Defesa Civil aponta para a possibilidade de acumulados de chuva de até 100 mm na região metropolitana de São Paulo, Campinas e Sorocaba, enquanto em São José dos Campos, litoral norte, Vale do Paraíba, Itapeva e Serra da Mantiqueira, a previsão é de até 150 mm de acumulado de chuva. Na Baixada Santista, estima-se que a chuva chegue a 120 mm. Para as demais regiões, os acumulados de chuva devem variar entre 70 mm e 90 mm.

O Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo também emitiu um alerta, apontando que há a probabilidade de chuva forte e generalizada no sábado (18), com potencial para rajadas de vento acima de 60 km/h e descargas elétricas. A tempestade pode favorecer a ocorrência de quedas de árvores e alagamentos, com previsão de chuva generalizada no domingo.

A Defesa Civil orienta que ao identificar sinais de ventos intensos, as pessoas devem buscar abrigo em locais seguros, longe de estruturas suscetíveis a danos, como postes, árvores ou fiações elétricas. Além disso, é recomendado verificar a estabilidade das árvores próximas à residência e acionar as autoridades competentes para avaliação e providências.

É importante lembrar que no último dia 3, tempestades e rajadas de vento superiores a 100 km/h provocaram oito mortes no estado de São Paulo, com mais de mil chamados para quedas de árvores e um apagão que afetou cerca de 21 milhões de pessoas na região metropolitana de São Paulo, durando mais de 100 horas para milhares de pessoas.

Portanto, é fundamental que a população esteja atenta e tome as devidas precauções diante da previsão de condições climáticas adversas nos próximos dias.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo