Rio de Janeiro enfrenta calor extremo com sensação térmica de 52,7ºC, maior índice do ano até o momento.

Cariocas enfrentam segunda-feira de calor intenso após registrar o dia mais quente do ano no último domingo (12). A sensação térmica em Guaratiba, na zona oeste do Rio de Janeiro, atingiu 52,7ºC às 8h da manhã desta segunda-feira, de acordo com o sistema Alerta Rio da prefeitura. A temperatura mais alta do dia também foi em Guaratiba, chegando a 37ºC, com previsão de atingir até 41ºC de máxima.

O aumento da temperatura na cidade foi influenciado por um sistema de alta pressão. O céu esteve claro a parcialmente nublado, sem registro de chuvas. Nas previsões para os próximos quatro dias, a máxima não será menor que 35ºC e ficará entre este nível e 41ºC, com mínimas variando entre 20ºC e 23ºC.

A umidade relativa do ar poderá apresentar valores entre 21% e 30% no período da tarde de amanhã e da quinta-feira, em alguns pontos da cidade. No domingo, o Rio registrou 24,3% de umidade, quando os índices adequados à saúde humana são de 60%.

A Defesa Civil estadual emitiu alerta de temperaturas elevadas e baixa umidade do ar, e recomenda aumentar a hidratação e evitar exposição ao sol no período da tarde. O calor intenso também afetou a Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio (Cedae). A manutenção preventiva do sistema Guandu, inicialmente prevista para quinta-feira (16) e sexta-feira (17), foi adiada para a próxima semana devido às altas temperaturas.

A onda de calor que afeta o Brasil também atinge o Rio de Janeiro, segundo meteorologistas, intensificada pelo El Niño, que aquece as águas dos oceanos. O Climatempo prevê que o calor extremo deve continuar pelo menos até o próximo domingo (19) em grande parte do país. Porto Alegre e Florianópolis são as únicas capitais com máximas abaixo de 30°C nesta semana.

Em função das altas temperaturas, o Instituto Nacional de Meteorologia estendeu o alerta de “grande perigo” para 15 estados e o Distrito Federal até sexta-feira (17), devido à onda de calor que afeta o país. O calor intenso tem gerado preocupação, e a população é orientada a se manter hidratada e evitar exposição prolongada ao sol.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo