Festivais e eventos culturais celebram o Dia da Consciência Negra no ABC com shows, feiras e atividades de rua.

Péricles é a atração principal do Festival Arte Preta em São Bernardo. O evento tem como objetivo celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra e está inserido na agenda de atividades do ABC relacionadas à data. Além dos shows, as prefeituras da região também preparam feiras de empreendedorismo negro, palestras e atividades de rua ao longo do mês de novembro.

Na cidade de São Bernardo, o Festival de Arte Preta contará com exposições, mostra de grafite, palestras, prática esportiva e, claro, shows, incluindo a performance musical do cantor Péricles no dia 20 de novembro, no Paço Municipal, às 19h. A programação completa do festival pode ser conferida no site da Prefeitura. Além disso, a cidade lançou uma cartilha para promover a educação antirracista, abordando legislações e projetos atrelados ao tema.

A prefeitura de São Bernardo também está promovendo a 1ª corrida (6km) e caminhada (3km) pela igualdade racial, em parceria com a OAB local. As inscrições para o evento estão encerradas, e estima-se que mais de mil pessoas participarão. A cidade foi a primeira da Região Metropolitana a adotar medidas de combate ao racismo, como a adesão ao projeto cidades antirracistas e a criação de leis que reservam vagas para negros em concursos públicos e punem atos discriminatórios nos equipamentos esportivos.

Outra cidade do ABC que está inserida nas celebrações da data é Diadema. Lá, estão programados shows na Praça da Moça, com a presença do Coletivo Minas de Resistência, Tambor de Crioula e a banda Segundo da Paz. O encerramento do evento ficará por conta do cantor Chico César, acompanhado pela Lira Musical de Diadema. O município também promove a Kizomba – Festa da Raça, que terá atividades em todos os bairros, com o tema “Ancestralidade: Respeito e Resistência”.

Além disso, Diadema lançou o programa Dandara e Piatã, que busca a efetivação das leis que estabelecem a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira na educação básica. Ribeirão Pires também preparou uma série de atividades para o Dia da Consciência Negra, incluindo a realização da 1ª Feira Afro na Praça Central da Vila do Doce, com apoio do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial.

Já São Caetano, em parceria com o Conselho Municipal da Comunidade Negra, realizou a 4ª Feira Cultural AfroSanca, com diversas atrações gastronômicas e culturais relacionadas à cultura africana. As demais cidades da região não informaram suas programações para o Dia da Consciência Negra.

No ABC paulista, a celebração do Dia da Consciência Negra vai muito além de shows e apresentações musicais. As prefeituras estão engajadas em promover a igualdade racial e combater o racismo por meio de ações educativas, leis e eventos culturais. É um momento importante para celebrar a diversidade étnica tão presente na região e reforçar a importância do respeito e da igualdade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo