Banco Central amplia transparência ao divulgar trimestralmente resultados de Pesquisa de Condições de Crédito e Estabilidade Financeira.

O Banco Central anunciou que passará a divulgar trimestralmente os resultados da Pesquisa Trimestral de Condições de Crédito (PTC) e da Pesquisa de Estabilidade Financeira (PEF). Esta medida tem como objetivo ampliar a transparência da autoridade monetária e fornecer informações importantes sobre o mercado de crédito bancário e a estabilidade do Sistema Financeiro Nacional (SFN).

A divulgação dos relatórios da PTC e PEF será feita em datas estratégicas: o relatório da PTC sairá na quinta-feira da semana anterior à reunião do Comitê de Estabilidade Financeira (Comef), enquanto o da PEF será divulgado na quinta-feira da semana posterior ao encontro do Comef. Com a reunião do Comef marcada para o dia 22 deste mês, as primeiras divulgações dos relatórios ocorrerão no dia 16 para a PTC e no dia 30 para a PEF, respectivamente.

A PTC procura captar as tendências do mercado de crédito bancário a partir das percepções das principais instituições financeiras, que avaliam as condições de oferta e demanda de crédito, incluindo seus principais fatores, observadas no último trimestre e as expectativas para o trimestre seguinte. Já a PEF tem por objetivo captar a percepção das instituições financeiras sobre a estabilidade do SFN em várias dimensões, incluindo riscos prospectivos, confiança na estabilidade e avaliação sobre os ciclos econômico e financeiro.

Os resultados da pesquisa continuarão sendo analisados em maior detalhe no Relatório de Estabilidade Financeira (REF), fornecendo insights importantes para a compreensão do mercado de crédito e da estabilidade do Sistema Financeiro Nacional.

Com a divulgação trimestral dos relatórios da PTC e PEF, o Banco Central reforça seu compromisso em promover a transparência e fornecer informações relevantes para o mercado financeiro e os agentes econômicos. A medida demonstra a importância dada pela autoridade monetária à comunicação e à prestação de contas, que são fundamentais para a estabilidade e o bom funcionamento do sistema financeiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo