Governo de SP amplia projeto que remunera pescadores para limpar o lixo do mar em três novas cidades.

O Governo de São Paulo tem promovido uma iniciativa inovadora para combater a poluição do oceano no litoral paulista. O projeto Mar Sem Lixo tem como objetivo remunerar pescadores artesanais de camarão que contribuem para a coleta de lixo do mar, resultando em um incentivo financeiro para a população local e também na proteção e limpeza dos recursos naturais da região.

A ação faz parte do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais, que busca incentivar pescadores, produtores rurais, agricultores, comunidades tradicionais e povos indígenas a agir na recuperação e proteção dos recursos naturais do estado de São Paulo.

Através do programa, os pescadores são remunerados de acordo com a quantidade de lixo coletada. A remuneração é convertida em reais e creditada diretamente no cartão alimentação do profissional, com um limite de até R$600 por pessoa. Esse incentivo financeiro é uma forma de valorizar o trabalho voluntário dos pescadores, incentivando a participação ativa na limpeza e proteção do oceano.

O PSA Mar Sem Lixo já está em vigor nas cidades de Itanhaém, Ubatuba e Cananéia, onde aproximadamente 3 toneladas de lixo foram retiradas do mar, sendo 90% em materiais plásticos. Agora, a iniciativa foi ampliada para comunidades de outros três municípios do litoral paulista: São Sebastião, Bertioga e Guarujá.

Os relatos de pescadores participantes do programa atestam a importância da iniciativa para a limpeza da costa e do mar. Alexandre dos Anjos, pescador de camarão em Itanhaém há 36 anos, afirma que além do benefício para a natureza, o programa também representou uma melhoria para a qualidade de vida dos pescadores e suas famílias.

Além do benefício para os pescadores, a iniciativa também impacta positivamente o ambiente, e promove a limpeza de praias e mangues, bem como atividades educativas junto a escolas e unidades de conservação. A destinação do resíduo recolhido é realizada pelas prefeituras e cooperativas de catadores, reforçando a importância da colaboração entre diferentes entidades para o sucesso do projeto.

O PSA Mar Sem Lixo é um exemplo de como a proteção do meio ambiente pode ser articulada em parceria com a comunidade, resultando em benefícios para todos os envolvidos. O projeto reforça o compromisso do Governo de São Paulo com a proteção dos recursos naturais e a promoção de práticas sustentáveis. Para mais informações sobre o PSA Mar Sem Lixo, acesse o site da Fundação Florestal: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/fundacaoflorestal/psa-mar-sem-lixo/.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo