Repórter São Paulo – SP – Brasil

Centros esportivos do ABC são opção para fugir do calor e se refrescar em piscinas

Na última semana, o ABC registrou temperaturas muito altas para uma estação como a primavera e, a previsão para os próximos dias é de mais calor com termômetros que podem chegar a 36º C neste sábado (11/11) e 38ºC no domingo (12), segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Para que quer se refrescar e aproveitar o tempo livre com a família, os mais de 109 centros esportivos do ABC são uma opção, com quadras, brinquedotecas ao ar livre, equipamentos para exercício físico, aulas de dança, ginástica e piscinas para agradar todos os gostos.

Segundo as prefeituras, todos os equipamentos passam por constantes manutenções para garantir maior aproveitamento dos frequentadores, principalmente com as férias de verão. Santo André conta com 12 Cesas (Centros Educacionais de Santo André), que dispõem de estrutura esportiva para os munícipes. As 12 unidades dos Cesas são o Cata Preta, Jardim Irene, Jardim Santo Alberto, Jardim Santo André, Palmares, Parque Andreense, Parque Erasmo, Parque Novo Oratório, Vila Floresta, Vila Humaitá, Vila Linda e Vila Sá. São Bernardo tem mais de 50 espaços esportivos, como o Crec Baetinha, os Crecs Paulicéia, Vila Marlene, Vila São Pedro, Orquídeas, Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib, Arena Olímpica, Complexo do Baetão – incluindo o Centro Aquático -, Creeba Assunção, Complexo de Formação Redenção, Complexo José Rossi, Associação Jardim Santo Ignácio e Gevu. Segundo a prefeitura, praticamente todos os espaços já receberam melhorias para otimizar e fomentar a prática esportiva, a exemplo do próprio Poliesportivo, Crec Vila Marlene e Creeba e diversos complexos de campo de futebol.

São Caetano possui 10 centros esportivos. Além disso, a cidade lançou o Programa Pró-Clubes, com investimento de R$ 2,5 milhões para revitalização dos centros esportivos. As unidades incluem o Centro de Lutas A.D. São Caetano, CIEE Olyntho Voltarelli Filho, CER Santa Paula, CER Prosperidade, CER Pedro Furlan, CER Natale Cavaleiro, CER Luiz Baraldi, CER Arthur Garbelotto e CIEE Alcina Dantas Feijão. Diadema possui sete centros esportivos (Clube Municipal Mané Garrincha, Ginásio Ayrton Senna, Ginásio Claudio Kanno, Ginásio Eduardo de Jesus, Ginásio João do Pulo, Ginásio Rômulo Arantes e Ginásio Vila Conceição). Neste momento se encontram em processo de realização de serviço de revisão de telhados os ginásios Ayrton Senna, Conceição, Rômulo Arantes e Clube Municipal Mané Garrincha, um investimento de R$ 815.418,24. Além disso, o Ginásio Ayrton Senna está recebe reforma em banheiros públicos e vestiários, enquanto os demais locais não há previsão de serviços.

Mauá possui 16 centros esportivos de administração direta da Secretaria de Esportes e Lazer e, atualmente, estão em andamento a modernização do Campo Distrital José Pires de Arruda, na Vila Assis Brasil, que receberá gramado sintético, além de outras melhorias, e a reforma do telhado do Ginásio Poliesportivo Celso Daniel. A cidade planeja criar o novo centro esportivo no Jardim Zaíra em 2024, assim como a reforma do Ginásio Fernando Conceição, na Vila Vitória, que pode vir a ser realizada com recursos do governo federal. Ribeirão Pires possui 14 espaços esportivos e Centros de Treinamento Técnico (CTTs) espalhados em todas as regiões da cidade. São o CTT Vereador João Netto, Ginásio Oziris Grecco, CTT Jardim Caçula, Campo do Jardim Caçula, Campo da Vila Monteiro, Campo da Vila Gomes, Ginásio Ozíris Grecco, Cancha de Malha, Olaria, Ouro Fino, Quarta Divisão, Arena Esportiva Esquerdinha, no Jardim Luzo e Campo da Santa Luzia.

Sair da versão mobile