Campanha de Multivacinação em SP já imunizou mais de 747 mil crianças e adolescentes

A campanha de multivacinação em São Paulo já vacinou mais de 747 mil crianças e adolescentes desde o final de setembro. A iniciativa, que termina na quarta-feira (15/11), também verificou a carteira de vacinação de mais de 1,2 milhão de menores de 15 anos em todos os 645 municípios paulistas.

De acordo com a diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica da SES-SP, Tatiana Lang, é fundamental que os responsáveis levem as crianças e adolescentes para se vacinar e verificar se há alguma dose faltante. As vacinas disponibilizadas incluem poliomielite, meningocóccica C conjugada, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), febre amarela, pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças invasivas causadas pelo Haemophilus influenzae b), HPV (entre 9 e 14 anos), BCG (tuberculose) e covid-19.

Durante a campanha, foram verificadas as carteiras de 276,3 mil bebês com menos de um ano, vacinando 221,1 mil deles. Além disso, 362 mil crianças de 1 a 4 anos de idade compareceram aos postos de vacinação, resultando em 199,8 mil imunizadas. Já 260,5 mil crianças entre 5 e 8 anos tiveram suas carteiras verificadas, com 94,5 mil delas recebendo doses das diversas vacinas oferecidas. Para a faixa etária entre 9 e 14 anos, 366,5 mil jovens foram aos postos e 232,3 mil receberam as vacinas. Entre as vacinas ministradas exclusivamente a crianças entre 9 e 14 anos, que incluem a vacina para HPV e Meningo ACWY, mais de 397,8 mil doses foram aplicadas.

Os municípios receberam apoio para oferecer as vacinas e fazer a checagem das carteiras de vacinação em escolas, locais de alta circulação e áreas rurais. Além disso, existem 5 mil pontos de vacinação no estado. A pasta de saúde estadual enfatiza que cada município é responsável pela vacinação e tem sua própria estratégia.

A campanha é parte do esforço do governo de São Paulo para combater as fake news sobre vacinação. O site Vacina 100 Dúvidas reúne as 100 questões mais frequentes sobre vacinas nos mecanismos de busca da internet, oferecendo informações claras para desmentir rumores e garantir a proteção de toda a população.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo