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55 ESTUDANTES PARTICIPAM DO PARLAMENTO JOVEM DE ENSINO FUNDAMENTAL NA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO.

Na última sexta-feira (10/11), a Câmara Municipal de São Paulo recebeu 55 estudantes de escolas públicas e privadas que participaram da 21ª edição do Parlamento Jovem de Ensino Fundamental. Durante o evento, os estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar a experiência de ser vereador por um dia, seguindo o rito da Câmara e discutindo projetos de lei elaborados por eles mesmos.

A sessão foi presidida pelo vereador Celso Giannazi (PSOL) e contou com a eleição da Mesa Diretora, diplomação, apresentação e votação dos Projetos de Lei. Ao todo, foram apresentados 55 PLs, sendo um deles o projeto do vereador jovem Fabrício Henrique Tavares Pires, que trata da instalação de casa de banho pública e gratuita com kit de higiene em bairros da capital para moradores em situação de rua. O projeto foi aprovado com 47 votos a favor.

Segundo o vereador Giannazi, a participação dos alunos no Parlamento Jovem é uma oportunidade para que eles compreendam o dia a dia do vereador e possam contribuir para a formulação de políticas públicas para a cidade de São Paulo. Para ele, o evento proporciona um espaço de troca de ideias e estimula a participação ativa dos jovens na política.

Além da discussão dos projetos, a eleição da Mesa Diretora também fez parte das atividades do Parlamento Jovem. Julia Heleno Zogas, do Colégio Agostiniano Mendel, Tatuapé, foi eleita presidente da Mesa Diretora e destacou a importância da vitória para representar o evento.

Outro destaque do evento foi o projeto apresentado pelo vereador jovem Rafael Fernandes Santos, da Escola Dona Zumira Cavaleiro Faustino, que propôs a implantação de uma rede de profissionais para dar apoio a estudantes de escolas públicas que sofrem de ansiedade, pânico e depressão. Segundo Rafael, a proposta surgiu a partir de suas próprias experiências e visa oferecer suporte a alunos que enfrentam essas enfermidades.

A participação no Parlamento Jovem foi vista como uma forma de representatividade e conquista por parte da estudante Vitória Calado Silva, da EMEF Paulo Duarte, que destacou a importância de dar voz aos estudantes da periferia.

A construção de consciência política foi ressaltada pelo professor Daniel Bisi, que enfatizou a importância de os estudantes terem conhecimento sobre como funciona a legislação e a política. Para ele, o projeto do Parlamento Jovem contribui para que os jovens possam solicitar melhorias de forma mais informada.

O evento também contou com a participação de familiares, como o caso de Ricardo Trintinália, que acompanhou a filha na experiência de ser parlamentar jovem. Para ele, a participação no evento representa uma oportunidade de desenvolver a cultura política e promover um futuro melhor para a política do Brasil.

O Parlamento Jovem de Ensino Fundamental trouxe uma experiência enriquecedora para os alunos participantes, proporcionando um ambiente de discussão, vivência política e participação ativa, prestando um importante serviço para a formação cidadã dos estudantes. Para conferir na íntegra a Sessão Solene do evento, é possível acessar as gravações disponíveis nos links fornecidos.

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