Repórter São Paulo – SP – Brasil

Obras da estação Santo Amaro interditam parte da ciclovia Franco Montoro por tempo indeterminado, causando transtornos aos ciclistas.

As obras de reforma da estação Santo Amaro, que começaram nesta quinta-feira (9), resultaram em mais uma interdição na ciclovia Franco Montoro, na margem leste do rio Pinheiros. A nova interdição se estende por 1,4 km, entre o acesso da estação Santo Amaro e a ponte João Dias, na zona sul da cidade de São Paulo. Essa interdição se soma a outras já existentes, causadas pelos canteiros de obras do Governo do Estado de São Paulo, resultando na perda de 10,7 km dos 21 km totais da ciclovia.

A concessionária responsável pelas linhas de trem e metrô que passam pelo local estima que a intervenção deve durar até o segundo semestre de 2024. A fim de minimizar os impactos negativos causados pela obra, a concessionária construiu um desvio por escada na ponte do Socorro, criando mais uma conexão entre as ciclovias das margens leste e oeste do rio Pinheiros. No entanto, o novo acesso não atendeu a solicitação de representantes dos grupos de ciclistas, que reivindicaram a construção de uma rampa em vez da escada.

Segundo Paulo Alves, do coletivo Bike Zona Sul, a ideia da escada não foi aceita pelos representantes dos ciclistas, mas foi apresentada como a única alternativa viável. Além disso, a interdição de um banheiro que servia os frequentadores da ciclovia também foi criticada, com a proposta de construção de um novo em contrapartida não sendo levada adiante.

A utilização de escadas para conectar as ciclovias ao viário têm sido criticadas pelos cicloativistas, que alegam que isso impossibilita o acesso de pessoas com mobilidade reduzida e de pessoas que não se sentem seguras em carregar bicicletas pela longa sequência de degraus metálicos. Um ponto de destaque é a instalação de uma escadaria para acessar a estação Santo Amaro, em substituição à rampa original, também interditada pela obra.

A concessionária também instalou uma escadaria na Ponte João Dias para acessar a estação Santo Amaro, que utiliza toda a extensão de ciclovia do Parque Linear Bruno Covas, que também sofre com desvios causados por uma série de obras do governo paulista e da construtora JHSF.

Em resumo, as interdições na ciclovia Franco Montoro causadas pelas obras de reforma da estação Santo Amaro e seu entorno trazem dificuldades e desafios para os ciclistas que dependem da via. A falta de alternativas adequadas para pessoas com mobilidade reduzida e a interrupção de serviços essenciais como banheiros impactam negativamente a comunidade de ciclistas que utilizam a ciclovias da região. As críticas e reivindicações dos grupos de ciclistas continuam diante da situação.

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