Imagens manipuladas por inteligência artificial assustam comunidade escolar no Rio de Janeiro

A inteligência artificial tem se revelado cada vez mais presente em nossa sociedade, trazendo consigo impactos negativos que precisam ser urgentemente discutidos e regulamentados. Na semana em que os fãs dos Beatles foram presenteados com uma música inédita da banda, recuperada e editada por meio de inteligência artificial, um caso de manipulação de imagens apavorou a comunidade escolar do Colégio Santo Agostinho, no Rio de Janeiro. Um grupo de alunos criou montagens fotográficas de diversas colegas para que parecessem nuas, com base nas publicações originais das meninas em redes sociais. Também usando inteligência artificial.

Esses dois episódios nos mostram como estamos começando a enfrentar desafios cada vez mais sofisticados com o desenvolvimento de aplicativos e recursos tecnológicos acessíveis e inteligentes. O potencial da inteligência artificial ainda é enigmático e, por isso, assustador. Alguns cientistas preveem que ela pode levar à extinção da humanidade, enquanto outros enxergam um exagero nessa posição.

De qualquer forma, o debate sobre a regulação desses avanços tecnológicos é urgente. As consequências dessas inovações já são sentidas na sociedade, indo muito além do simples privilégio de ouvir a voz do falecido John Lennon. Já se sabe que as deepfakes, vídeos que manipulam imagens para criar situações falsas, podem ter impactos destrutivos na reputação das pessoas.

Ao perceber que a criação de mídias sintéticas ilícitas está ao alcance de crianças e adolescentes, é evidente que essas não serão as últimas ocorrências do tipo. Portanto, é necessário educar para o uso ético das novas tecnologias, incluindo as infinitas possibilidades que a inteligência artificial nos traz.

O problema é que muitos adultos não foram educados para lidar com tudo isso. As famílias precisam exercer um controle sobre o que as crianças e jovens acessam na internet, reforçando valores como ética, respeito e empatia. Enquanto isso, as escolas devem apoiar o desenvolvimento de habilidades e competências que permitam o uso crítico e responsável do ambiente digital.

Em um contexto em que distinguir entre o que é real e o que não é se tornará praticamente impossível, é urgente ensinarmos as novas gerações a desconfiarem dos conteúdos que recebem e a não criarem imagens que causem exposição e sofrimento. A inteligência artificial traz consigo grandes perigos, e é importante que estejamos preparados para enfrentá-los.

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