Repórter São Paulo – SP – Brasil

Gestão de Educação Integral de Diadema é referência para município cearense que conquista primeiro lugar no IDEB.

Na última terça e quarta-feira, três servidoras da Secretaria de Educação de Sobral, município a 230 km de Fortaleza (CE), estiveram em Diadema para conhecer os projetos e as políticas de educação integral em tempo integral implantadas pela Secretaria de Educação na cidade. A visita, feita por indicação do Ministério da Educação (MEC), teve como objetivo aprender com a experiência de Diadema e assim, ampliar a educação integral em Sobral, que conquistou o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em 2021 entre municípios com mais de 50 mil habitantes.

Durante a visita, a equipe de Sobral participou de diversas atividades em escolas e teve a oportunidade de conhecer de perto os programas Mais Educação e Aprender Mais. O programa Mais Educação, voltado para estudantes do 1º ao 3º ano, busca estimular o aprendizado além da sala de aula por meio de atividades de lazer, cultura, arte, educação ambiental, além de acompanhamento pedagógico. Já o Aprender Mais, voltado para crianças dos 4º e 5º anos, foca na recomposição do aprendizado de Português e Matemática.

Além disso, a equipe teve a oportunidade de conhecer o Núcleo de Gestão de Conselhos da Secretaria de Educação e suas iniciativas, como os colegiados escolares, o Fala Curumim com o Prefeito, a participação dos curumins no Congresso de Educação, entre outros.

Ao final da visita, Kathleen Arcanjo, uma das coordenadoras da Educação Infantil em Sobral, se mostrou impressionada com a ocupação dos espaços e equipamentos no entorno das escolas em Diadema, como ginásios, bibliotecas, cultivo de hortas, e destacou a transformação que essas práticas podem proporcionar na perspectiva de uma educação integral.

A secretária de Educação de Diadema, Ana Lucia Sanches, enxerga a visita de Sobral como um reconhecimento dos potenciais das ações de educação integral da cidade. Já Ana Paula Noveli, coordenadora de Educação Integral, ressalta a importância da intersetorialidade para efetivar a educação integral, e destaca que Diadema tem parcerias fundamentais com outros equipamentos públicos e a comunidade em geral.

Dessa forma, a visita das servidoras de Sobral a Diadema foi uma oportunidade de troca de experiências e conhecimentos, visando o enriquecimento das políticas de educação integral em ambas as cidades.

Sair da versão mobile