Comercialização de 1,847 milhão de veículos leves e pesados de janeiro a outubro de 2023 indica possível avanço de 6% sobre 2022

O mercado automobilístico brasileiro apresentou números positivos no mês de outubro, com um crescimento de 10,2% em relação a setembro e de 20,4% em comparação com o mesmo período do ano passado. Estes dados indicam um cenário que aponta para um fechamento de 2023 com um avanço de 6% em relação a 2022.

No acumulado de janeiro a outubro, as vendas de veículos leves e pesados aumentaram 9,7%, totalizando 1,847 milhão de veículos comercializados. As vendas diretas, principalmente para locadoras, responderam por 51% do total. Além disso, os estoques em concessionárias e fábricas totalizaram 36 dias, um a menos do que no mês de setembro.

A produção nos 10 primeiros meses do ano diminuiu 0,6%, alcançando 1,951 milhão de unidades. Esse número é impactado pelo aumento de importações e a queda nas exportações. As vendas de veículos elétricos, no entanto, subiram 30% em outubro em comparação a setembro, acumulando 10.069 unidades nos 10 primeiros meses de 2023.

O veto parcial ao Marco de Garantias acabou por inibir a queda de juros no país. A lei, que foi aprovada no Congresso, recebeu veto do presidente da República em um ponto essencial: a retomada do bem financiado e não pago por meio de processo extrajudicial. Isso acabou impactando as taxas de juros do Crédito Direto ao Consumidor.

Por outro lado, a Nissan anunciou um investimento de até R$ 2,8 bilhões na fábrica de Resende (RJ), incluindo a produção de dois novos modelos de SUV. A marca planeja trazer a nova geração do compacto Kicks e um segundo modelo ainda não revelado. Essa decisão reforça o compromisso da montadora com o mercado brasileiro.

Outro destaque foi o lançamento das séries especiais Anniversary Edition comemorativas dos modelos Q3 e Q3 Sportback, em comemoração aos 30 anos da Audi no Brasil. As versões contarão com pintura exclusiva e apenas 50 unidades de cada modelo serão produzidas.

O mercado automobilístico brasileiro apresenta sinais de recuperação e investimentos por parte de montadoras, o que indica um cenário promissor para os próximos anos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo