Repórter São Paulo – SP – Brasil

Aumento de mortes de ciclistas no trânsito de São Paulo é destaque e gera mobilização para redução de velocidade.

O Trânsito de São Paulo Mata 26 Ciclistas entre Janeiro e Setembro de 2023

O trânsito na cidade de São Paulo continua a representar um risco significativo para os ciclistas que utilizam as vias urbanas. De acordo com dados do Infosiga, sistema de monitoramento de sinistros de trânsito do governo estadual, o número de mortes de ciclistas entre janeiro e setembro de 2023 aumentou para 26, representando um crescimento de 8,33% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Os meses de agosto e setembro deste ano foram particularmente letais, registrando 10 mortes no período.

Um relatório feito pelo Instituto Multiplicidade Mobilidade Urbana, que reuniu dados do Infosiga com informações da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), revelou que ao longo de quase 10 anos, o trânsito na cidade de São Paulo foi responsável pela morte de 332 ciclistas.

Glaucia Pereira, diretora do instituto, comentou sobre os números alarmantes, destacando a falta de visibilidade dada aos ciclistas nas vias urbanas. Ela ressaltou a importância fundamental da mobilidade ativa no sistema de transporte, enfatizando que nenhuma morte no trânsito é aceitável, e que no caso de pessoas que utilizam meios de transporte não poluentes, a situação se torna ainda mais cruel.

No Congresso Nacional, tramita o projeto de lei 2789/2023, que tem como objetivo reduzir as mortes de trânsito através da diminuição da velocidade máxima permitida em vias urbanas de todo o país para 50 km/h, conforme recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde). Além disso, o texto também prevê a implementação da fiscalização por velocidade média dos veículos, visando prevenir a prática de aceleração nos trechos desprovidos de radares.

A sociedade civil também está engajada na busca por soluções para a redução das mortes no trânsito. Uma petição online criada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, foi lançada para pressionar a aprovação da medida, visando aprimorar a segurança nas vias urbanas.

Além disso, uma manifestação está marcada para sábado (11), às 11h, na Avenida Paulo VI, zona oeste de São Paulo, para homenagear Marina Harkot, uma socióloga que foi atropelada e morta enquanto pedalava há três anos. O motorista acusado do atropelamento vai a júri popular em junho de 2024.

Esses dados evidenciam a urgência em implementar medidas eficazes para aumentar a segurança no trânsito e proteger os ciclistas nas vias urbanas. A sociedade civil e as autoridades públicas devem unir esforços para garantir que as vias sejam seguras para todos os usuários, independentemente do meio de transporte escolhido.

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