Enel não garante retomada da energia em São Paulo até o final do prazo prometido; prefeito cobra responsabilidade das concessionárias.

Nesta terça-feira (7), o presidente da Enel Distribuição São Paulo, Max Xavier Lins, não foi capaz de garantir que a distribuição de energia será retomada na região de atendimento da companhia até o final do dia. No final de semana, a empresa havia prometido que todos os reparos na rede elétrica seriam realizados até esta data.

Questionado pelo âncora da CNN, Márcio Gomes, sobre a possibilidade de restabelecimento da energia até o final desta terça, Lins afirmou que a companhia seguirá “trabalhando incessantemente” pelo restabelecimento do serviço, mas não confirmou o cumprimento do prazo.

A Enel é responsável por levar energia à capital paulista e outros 23 municípios na região metropolitana. Segundo a empresa, há registros de imóveis sem luz nessas cidades desde a chuva de sexta-feira (3), afetando cerca de 107 mil clientes.

O presidente Max Xavier Lins apontou que a magnitude do temporal de sexta “não foi prevista” pelos institutos de meteorologia, alegando que a rede elétrica “sofreu fortemente os efeitos dessa tempestade”.

Ele também informou que, desde o início da falta de luz, a Enel recorreu a equipamentos e eletricistas das áreas de concessão da companhia no Rio de Janeiro e no Ceará para realizar reparos na rede elétrica.

Na noite de segunda-feira (6), o prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes (MDB), afirmou que as concessionárias precisam ser responsabilizadas e “têm a obrigação de se preparar” para situações extremas como essa. Já o presidente da Enel alertou para a proporção da queda de árvores durante o temporal e afirmou que elas “pertencem ao município”, assim como sua poda e manejo.

Segundo Lins, há regiões em que a Enel só poderá agir após a ação da administração pública para retirar as árvores. Ele ressaltou que “o trabalho deve ser feito de forma integrada”.

A situação continua preocupante e a população aguarda ansiosamente pelo restabelecimento da energia elétrica. A Enel frisou que está dedicando todos os esforços para solucionar o problema, porém, não há garantias de que a distribuição de energia será retomada até o final do dia.

Acompanharemos de perto o desenrolar dessa situação e traremos mais informações assim que estiverem disponíveis.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo