Repórter São Paulo – SP – Brasil

Candidatos do Enem 2023 podem solicitar reaplicação de provas por problemas logísticos ou doenças, informa Ministério da Educação

Os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio 2023 (Enem) e enfrentaram problemas logísticos ou estavam com doenças infectocontagiosas terão a oportunidade de solicitar uma nova chance para realizar as provas. O prazo para fazer o pedido será de 13 a 17 de novembro e deverá ser feito através da Página do Participante. A reaplicação do exame está marcada para os dias 12 e 13 de dezembro.

De acordo com informações do Ministério da Educação, a possibilidade de reaplicação também se estende a candidatos que não puderam comparecer às provas devido à distância superior a 30 quilômetros da residência informada na inscrição.

Dentre os problemas logísticos que justificam a reaplicação do exame estão situações como comprometimento da infraestrutura, falta de energia elétrica que prejudique a visibilidade da prova, falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante e erro no procedimento de aplicação da prova que resulte em prejuízo comprovado ao participante.

Já em relação às doenças infectocontagiosas, os candidatos que contraíram covid-19, tuberculose, coqueluche, difteria, entre outras, poderão solicitar a reaplicação da prova. O Inep ressalta que nos casos de doenças infectocontagiosas, os pedidos de reaplicação precisam ser acompanhados por documentos comprobatórios, que serão analisados individualmente.

No caso de ausência devido a problemas logísticos, o Inep irá avaliar as solicitações de acordo com as intercorrências registradas. Para solicitar a reaplicação do exame, o candidato deve apresentar um documento que comprove a necessidade e os dados inseridos no pedido não poderão ser alterados após o envio.

Essa decisão visa garantir que todos os candidatos tenham condições adequadas para realizar as provas do Enem, garantindo a igualdade de oportunidades para todos. O Inep reforça que está atento e comprometido em garantir um processo justo e acessível para todos os participantes, e a reaplicação do exame é uma forma de assegurar essa equidade.

Sair da versão mobile