O programa tem sido eficaz na identificação dos estudantes que necessitam de intervenção. Dos casos identificados, 5% ainda não voltaram à frequência regular, mas estão sendo acompanhados pelas equipes do programa. Esses alunos incluem aqueles com problemas de saúde e que estão afastados por recomendação médica. Além disso, foi constatado que 4% dos casos são de alunos que foram matriculados em outras instituições, como redes estaduais, escolas particulares ou escolas de outras regiões.
Os outros 5% dos casos foram encaminhados à Busca Ativa Escolar, para que sejam investigadas as razões da evasão escolar e implementadas ações para o retorno e permanência dos alunos na escola.
O programa Nenhum a Menos conta com a atuação de 33 assistentes sociais, que buscam os alunos que abandonaram a escola e identificam os motivos dessa evasão. Além disso, a Secretaria de Educação utiliza a “Plataforma da Busca Ativa Escolar”, uma ferramenta tecnológica que apoia as unidades no combate à exclusão escolar e permite o armazenamento de dados e registros necessários.
As escolas também têm se antecipado para identificar a falta dos alunos ainda mais cedo. Na Emeief Miguel Sanchez Ruiz, por exemplo, um aluno de nove anos, Antonio Rodrigues da Silva Ferro, desempenha um importante papel na coordenação da escola. Ele visita as salas de aula diariamente para contabilizar os alunos presentes e faltantes e, em seguida, anuncia a turma com a maior e a menor frequência através de um microfone. Antonio entende a importância de frequentar a escola e aprender, mesmo que tenha faltado por algum motivo.
O programa Nenhum a Menos tem feito diferença na vida de muitas famílias, como é o caso de Samuel, um aluno da Emeief Miguel Sanchez Ruiz que tem suspeita de autismo. Sua mãe, Maria Aparecida Silva Lima de Souza, elogia o apoio e os direcionamentos importantes para a vida escolar de seu filho.
Com esses resultados positivos, a Secretaria de Educação de Santo André continua empenhada em combater a evasão escolar e garantir que todas as crianças e adolescentes tenham acesso à educação de qualidade.