Enem 2023: Candidatos ausentes no primeiro dia têm direito à reaplicação da prova por doença ou problemas logísticos

Milhões de estudantes participaram no último domingo (5) do primeiro dia de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023. No entanto, surgem dúvidas sobre o que acontece caso algum candidato não possa comparecer devido a doença contagiosa ou problemas de logística. Será que esses candidatos têm direito a fazer a prova em outra data?

Segundo o edital do Enem 2023, existe sim a possibilidade de reaplicação da prova em algumas situações. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela organização do exame, informou que a nova aplicação será nos dias 12 e 13 de dezembro. Para solicitar a reaplicação, o candidato deve fazer o pedido entre 13 e 17 de novembro através da Página do Participante.

Artigos relacionados

No caso de doenças infectocontagiosas, o participante ausente por esse motivo poderá solicitar a reaplicação das provas. Entre as doenças que se enquadram nessa situação estão tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenzae, doença meningocócica, varíola, varíola dos macacos, influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e covid-19. Porém, é importante ressaltar que candidatos que tiveram indisposição ou problemas de saúde durante a aplicação do exame, mas não deixaram o local ou não concluíram as provas, não podem solicitar a reaplicação.

Já no caso de problemas logísticos, também é possível solicitar a reaplicação da prova. Situações como desastres naturais que comprometam a infraestrutura do local de provas, falta de energia elétrica, falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante e erro de execução de procedimento de aplicação que cause prejuízo comprovado ao candidato são considerados problemas logísticos válidos para a reaplicação.

Candidatos que foram alocados para locais de prova com distância superior a 30 quilômetros da residência indicada na inscrição também têm direito à reaplicação da prova.

Para solicitar a reaplicação, o candidato deve apresentar a solicitação através da Página do Participante e é necessário apresentar documento comprovante da necessidade da reaplicação do exame, como um diagnóstico de doença, conforme previsto no edital. É importante ressaltar que os dados inseridos no pedido não podem ser alterados após o envio e o prazo para solicitação vai de 13 a 17 de novembro.

De acordo com o edital, haverá apenas uma reaplicação do Enem e as datas previstas são 12 e 13 de dezembro, segundo informações divulgadas pelo Inep.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo