Concurso público da Polícia Militar oferece 2.700 vagas para soldados de 2ª classe; inscrições abertas até 20 de dezembro

Começaram hoje, às 10h, as inscrições para o concurso público que visa contratar 2.700 soldados de 2ª Classe para a Polícia Militar. O edital foi publicado no Diário Oficial na última terça-feira e as inscrições podem ser realizadas até o dia 20 de dezembro diretamente no site da Vunesp, que é a organizadora do concurso.

Para participar, os candidatos devem ter idade entre 17 e 30 anos, com exceção daqueles que já pertencem aos quadros da PM, e devem estar em dia com as obrigações eleitorais e militares. Além disso, as mulheres devem ter altura mínima de 1,55 metros e os homens, de 1,60 metros.

A remuneração inicial para o cargo de soldado 2ª classe PM é de R$ 4.852,21, que inclui o salário-base e o Regime Especial de Trabalho Policial (RETP). Todo o edital do concurso está disponível no Diário Oficial, nas páginas 204 a 208, no caderno Executivo – Seção III, na parte de Concursos Públicos.

Este é o terceiro concurso público promovido pela atual gestão para reforçar o efetivo da Polícia Militar. Nos meses de maio e junho, ocorreram dois concursos com um total de 2.700 vagas para soldados de 2ª classe e mais 200 vagas para alunos-oficiais. Além disso, em outubro, foi autorizada a abertura de mais um edital com 200 vagas para alunos-oficiais.

A realização deste concurso é essencial para fortalecer a segurança pública no estado, já que permite o ingresso de novos profissionais qualificados na Polícia Militar. Com o aumento no efetivo, será possível ampliar a atuação da PM e garantir a proteção dos cidadãos paulistas.

Após a realização das inscrições, os candidatos passarão por todas as fases do concurso, incluindo exame de conhecimentos, exame de aptidão física, exame de saúde, avaliação psicológica, investigação social e análise de documentos. Aqueles que forem aprovados em todas as etapas serão nomeados e poderão iniciar o curso de formação de soldados.

O governador do estado, João Doria, ressaltou a importância do concurso e afirmou que a segurança pública é uma das prioridades de sua gestão. Ele destacou o investimento feito na área, com a contratação de novos policiais e ações de combate à criminalidade.

A expectativa é de que o concurso público atraia muitos candidatos interessados em ingressar na Polícia Militar e contribuir para a manutenção da ordem pública e a proteção da população. A seleção dos candidatos será criteriosa e os melhores serão escolhidos para integrarem a corporação.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo