Tenso encontro entre secretário de Estado americano e presidente palestino na Cisjordânia discute crise humanitária em Gaza

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, teve um encontro tenso com o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, na Cisjordânia. Durante a reunião, Blinken reiterou o direito de Israel se defender, mas afirmou que os EUA estão comprometidos em ajudar os civis na Faixa de Gaza. Por sua vez, Abbas pediu pelo fim imediato do que chamou de “guerra destrutiva”.

A visita de Blinken ao Oriente Médio faz parte dos esforços dos EUA em conter o drama humanitário em Gaza, que está em escalada de conflitos. No entanto, Israel se mantém contra qualquer trégua até que o Hamas libere mais de 200 pessoas que foram sequestradas no ataque terrorista de 7 de outubro e são mantidas como reféns há quase um mês.

Durante a parada em Bagdá, Blinken afirmou que “é um processo” e que Israel levantou questões importantes sobre como a pausa humanitária funcionaria e como isso afetaria as pessoas mantidas como reféns pelo Hamas. Enquanto isso, a Autoridade Palestina divulgou um comunicado pedindo a Blinken para interromper imediatamente a guerra devastadora e acelerar o fornecimento de ajuda humanitária, incluindo cuidados médicos, alimentos, água, eletricidade e combustível para Gaza.

Em entrevista à rede CBS, o embaixador palestino no Reino Unido, Husam Zomlot, afirmou que o encontro foi tenso devido a diferenças de opinião, mas ressaltou que os EUA têm a oportunidade de mediar o conflito árabe-israelense.

Esta é a terceira visita de Blinken à região desde o início da guerra e a primeira à capital da Autoridade Nacional Palestina. Ele já passou por Tel Aviv e Amã antes de chegar a Ramallah e, em seguida, fez uma visita surpresa a Bagdá, onde discutiu a escalada da violência no Oriente Médio com o primeiro-ministro Mohammed Shia al-Sudani.

Enquanto Blinken se reúne com líderes regionais para discutir o avanço da guerra, Israel anunciou um cerco total à Cidade de Gaza. De acordo com o porta-voz das Forças de Defesa de Israel, Daniel Hagari, o enclave foi dividido em duas partes: o norte de Gaza e o sul de Gaza.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo