Na área da saúde, os hospitais estaduais estão operando normalmente e possuem geradores para suprir possíveis problemas de fornecimento de energia. Dessa forma, os pacientes não serão prejudicados. Todos os serviços de saúde oferecidos nas unidades da rede estadual também continuarão sendo prestados normalmente.
Na segurança pública, as delegacias, distritos policiais e um batalhão da PM que estavam sem energia já retornaram à normalidade, sem registro de novas interrupções ou prejuízos na comunicação de ocorrências. Porém, o temporal causou danos em sete viaturas, que ficarão fora do patrulhamento até que os reparos sejam concluídos.
No setor educacional, as aulas nas escolas estaduais ocorrerão normalmente. Caso alguma unidade enfrente alguma dificuldade pontual, a Secretaria da Educação disponibilizará conteúdo pelo Centro de Mídias. Os pais e responsáveis serão avisados durante o dia pelas coordenações escolares caso a unidade de ensino em que o aluno estuda fique fechada temporariamente.
No Centro Paula Souza, responsável pela administração das Etecs e Fatecs, haverá aulas remotas para garantir que o calendário letivo seja cumprido. As universidades estaduais USP, Unesp e Unicamp também manterão suas atividades normalmente.
Os postos do Poupatempo estarão abertos e, caso algum deles apresente problemas relacionados à energia elétrica, haverá orientação para reagendamento de atendimento. A Prodesp, empresa de tecnologia do governo estadual, informou que o data center está funcionando normalmente e todos os serviços digitais continuam operantes.
A Secretaria de Desenvolvimento Social manterá o atendimento regular ao público nos restaurantes e unidades móveis do programa Bom Prato, assim como nos demais equipamentos de assistência social. Os parques estaduais, postos da Cetesb e serviços de transporte, como Metrô, CPTM e ônibus da EMTU, também terão funcionamento normal nesta segunda-feira.
Em relação ao abastecimento de água, a Sabesp solicita que os moradores da capital e Grande São Paulo economizem água até que o sistema de abastecimento esteja completamente normalizado. As fortes chuvas da última sexta-feira afetaram o fornecimento de energia elétrica para as instalações e estações elevatórias da empresa, prejudicando o abastecimento em diversas regiões. O retorno da água aos imóveis acontecerá gradualmente, e a companhia está em contato constante com as concessionárias de energia para solucionar os problemas o mais rápido possível.
Em relação aos danos causados pelas chuvas, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil confirmaram sete mortes em todo o estado de São Paulo. Além disso, aconteceram cerca de cem desabamentos em várias cidades do estado, com danos em muros, casas e destelhamentos. As Defesas Civil estadual e municipais, juntamente com o Corpo de Bombeiros, registraram mais de 2 mil chamados em ocorrências. Por enquanto, não há previsão de novas tempestades nos próximos dias.