Repórter São Paulo – SP – Brasil

São Paulo ainda tem quase 1,2 milhão de endereços sem energia elétrica após temporal

De acordo com um novo balanço divulgado neste domingo pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), o estado de São Paulo ainda conta com aproximadamente 1,2 milhão de endereços sem energia elétrica, quase 48 horas após o temporal que atingiu a região. A maior parte desses endereços está localizada na capital, onde mais de 1 milhão de unidades consumidoras estão sem energia.

Segundo os dados da agência reguladora, a concessionária Enel conseguiu resolver o problema de um pouco mais da metade dos endereços sem energia desde a tarde da última sexta-feira. No balanço divulgado no sábado, a Aneel apontava que 3,7 milhões de endereços foram afetados pela chuva em algum momento. No entanto, o número foi atualizado para 4,1 milhões, alinhando-se mais aos dados apresentados pela Enel.

Na região atendida pela CPFL, que abrange cidades do interior do estado, 90% das unidades que estavam sem energia foram normalizadas até a manhã deste domingo. Restam apenas 110 mil unidades sem energia, em comparação com o número inicial de 1 milhão.

Diante dessa situação, o diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, deverá se reunir com representantes das distribuidoras de energia e do Executivo municipal na tarde desta segunda-feira. O objetivo do encontro é discutir ações futuras e medidas preventivas para deixar a rede de distribuição menos vulnerável aos eventos climáticos. A reunião acontecerá na sede da prefeitura da capital.

Os dados mais recentes divulgados pela Aneel mostram o número de clientes interrompidos e restabelecidos por cada concessionária. A Enel SP, por exemplo, tinha inicialmente 2,1 milhões de clientes interrompidos, dos quais 1.077.935 já tiveram a energia restabelecida, restando 1.022.065 unidades sem energia. Já a CPFL teve 1.050.000 clientes interrompidos, com 940.000 unidades restabelecidas e 110.000 sem energia.

Em relação às demais concessionárias, a Elektro teve 320.430 clientes interrompidos, com 301.204 restabelecidos e 19.226 sem energia. A EDP SP registrou 502.000 clientes interrompidos, com 462.000 unidades restabelecidas e 40.000 sem energia. Por fim, a ESS teve 194.000 clientes interrompidos, com 191.300 restabelecidos e 2.700 sem energia.

A situação ainda é crítica em São Paulo, com mais de 1 milhão de endereços sem energia elétrica. A população aguarda um posicionamento das autoridades e das concessionárias de energia sobre o restabelecimento do serviço e as medidas que serão adotadas para evitar que eventos climáticos futuros causem tantos transtornos.

Sair da versão mobile