Prova do Enem é realizada à luz natural em faculdade de SP sem energia elétrica devido a temporais

Neste domingo (5), a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) teve um início conturbado em um prédio de uma faculdade na zona leste de São Paulo. Devido ao temporal que atingiu a cidade na última sexta-feira (3), o local ficou sem energia elétrica, o que levou a uma prova iniciada às escuras, somente com iluminação natural às 13h30.

A situação deixou pais e mães de inscritos apreensivos, que permaneceram em frente à UniDrummond, no bairro Vila Formosa, ao longo da tarde. A auxiliar administrativa Edivânia Felipe, 45, que tem uma filha prestando o exame, relatou sua preocupação: “Perguntei se ia ter vela para eles fazerem a prova depois que escurecer, mas ninguém sabe de nada ainda”. Já a funcionária Mara Teruel, 50, desabafou dizendo que é inadmissível que ocorra um problema como esse em uma prova nacional: “Tiveram dois dias para resolver o problema”.

No início da tarde, a Enel, concessionária responsável pelo fornecimento de energia na capital, anunciou que o serviço já havia sido restabelecido em todos os locais de prova. No entanto, por volta das 15h, técnicos da distribuidora informaram que o gerador da UniDrummond estava desabastecido e que um novo seria fornecido. Cerca de meia hora depois, o equipamento chegou ao local com carga suficiente para abastecer a unidade pelo restante do dia.

Apesar das dificuldades iniciais, o estudante Victor Russo, 18, não teve problemas relacionados à iluminação durante a prova. Ele destacou que o tema da redação foi o que mais o surpreendeu: “O que pegou mesmo foi o tema da redação, ninguém estava esperando”. O tema escolhido para a redação do Enem 2023 foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”, de acordo com o Ministério da Educação.

A tempestade que atingiu São Paulo causou impacto no fornecimento de energia em 84 locais de prova do Enem. A Enel afirmou que suas equipes trabalharam durante toda a madrugada para garantir o serviço nas unidades afetadas e forneceu geradores onde a religação da rede não foi possível. O Inep, órgão do MEC responsável pelo Enem, foi procurado, mas não respondeu até a publicação deste texto.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo