Primeiro dia do Enem tem portões fechados e relatos de atrasos de candidatos à prova.

Milhões de estudantes em todo o Brasil estão participando do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (5). As provas deste primeiro dia são de linguagens e códigos, ciências humanas e redação.

Os portões dos locais de prova foram fechados exatamente às 13h30, horário de Brasília, e a aplicação das provas se estenderá até as 19h. Antes do início do exame, foram realizados procedimentos de segurança, como verificação dos lanches dos candidatos e conferência dos documentos de identificação.

De acordo com as regras do Enem, os participantes só podem sair definitivamente da sala de provas duas horas após o início, ou seja, a partir das 15h30. O Caderno de Questões só pode ser levado nos últimos 30 minutos da aplicação, às 18h30.

Segundo informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mais de 3,9 milhões de pessoas estão inscritas para fazer o Enem este ano. As provas estão sendo aplicadas em 9.399 locais diferentes, distribuídos em 1.750 municípios nas 27 unidades da federação, totalizando 132.456 salas de aplicação.

No entanto, alguns candidatos enfrentaram contratempos e chegaram atrasados para a realização das provas. Andrea Umbelino, de 52 anos, saiu da Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, mas chegou após o fechamento dos portões na Universidade Veiga de Almeida, na Tijuca, zona norte da cidade. Ela relatou que pegou muito trânsito e a Linha Vermelha estava parada.

Já a candidata Katilene de Oliveira Gomes enfrentou atrasos devido a problemas no trem. Ela saiu de Bento Ribeiro e relatou que houve quase 40 minutos de demora, o que a impediu de ingressar no local de prova.

Apesar dos imprevistos enfrentados por alguns candidatos, a expectativa é de que o primeiro dia de provas transcorra de forma tranquila para a maioria dos participantes do Enem. No próximo domingo (12), será aplicado o segundo dia de provas, com questões de matemática e ciências da natureza.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo