Fortes chuvas deixam 1 milhão de endereços sem energia elétrica em São Paulo, moradores buscam alternativas para recarregar celulares.

Desde sexta-feira (3), a cidade de São Paulo tem sido assolada por fortes chuvas que causaram quedas de energia elétrica, deixando muitos moradores sem luz por quase dois dias. Com essa situação, alguns paulistanos têm buscado alternativas para recarregar seus celulares, como frequentar shoppings e estações do Metrô.

Segundo a Enel Distribuição São Paulo, as regiões mais afetadas foram a zona sul e a zona oeste da cidade. No entanto, também houve relatos de falta de energia nas zonas leste e norte. Até o momento, cerca de 1 milhão de endereços permanecem sem luz na capital paulista. A previsão é que o serviço seja totalmente restabelecido até terça-feira (7).

Uma dessas moradoras afetadas é a promotora de vendas Rafaele Benevides, de 36 anos, que reside no bairro Recanto Verde do Sul, em São Mateus, na zona leste da cidade. Desde sexta-feira, ela está sem energia elétrica em sua residência, o que causou a descarga da bateria de seu celular. Rafaele não encontrou nenhum estabelecimento com energia próximo de sua casa, o que a deixou sem comunicação.

No sábado (4), sem poder trabalhar e ainda na esperança de que a luz voltasse, Rafaele permaneceu em casa sem celular. Somente no domingo (5), ela decidiu sair de casa com sua prima e sobrinha para procurar um local para recarregar seus aparelhos. Optaram por ir até uma estação do Metrô, aproveitando o transporte gratuito oferecido aos passageiros.

Outra moradora que recorreu às estações do Metrô para carregar o celular foi a auxiliar de limpeza Genalva Ferreira de Araújo, de 39 anos. Como a energia também não havia retornado em seu bairro, ela considerou mais seguro ir até um local com tomadas. Genalva ressaltou a importância de ter o celular para se comunicar e também para acordar cedo, já que o utiliza como despertador.

Além da falta de energia, os moradores também enfrentam outras dificuldades. Rafaele destacou os prejuízos causados pela falta de luz, como a perda de alimentos devido ao tempo prolongado sem energia, e a falta de comunicação. Ela também criticou o preço elevado dos pacotes de velas, que passaram a ser vendidos por valores muito acima do normal após o acontecimento.

Enquanto isso, Genalva lamentou a falta de água em sua residência desde sábado e a falta de previsão para o restabelecimento do abastecimento. Para tentar contornar a situação, ela está economizando água e utilizando sua caixa d’água.

Nas redes sociais, diversas pessoas compartilharam vídeos de cidadãos que buscaram shoppings para recarregar seus celulares. No Shopping Itaquera, por exemplo, houve relatos de filas e grande quantidade de pessoas tentando carregar seus aparelhos.

A expectativa agora é que a situação seja resolvida o mais rápido possível e que a energia elétrica e o abastecimento de água sejam restabelecidos em todas as regiões afetadas. Enquanto isso, os moradores continuam buscando alternativas para lidar com esse problema, como procurar locais com energia para recarregar seus celulares e tentar minimizar os prejuízos causados pelo longo período sem luz.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo